Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Período Arcaico

Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga, entre os anos 800-500 a.C., marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta.

Ruínas de uma construção grega do Período Arcaico da Grécia Antiga.
Ruínas de uma construção grega do Período Arcaico da Grécia Antiga.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga e que compreendeu os anos de 800 a 500 a.C. Foi um momento de transformações significativas para os gregos da Antiguidade porque a sociedade deixava de ser patriarcal e aprofundava suas relações sociais por meio da consolidação das cidades-estados.

Dessas cidades, Atenas e Esparta se destacaram, tornando-se as duas maiores cidades gregas e agregando em seu entorno outras que buscavam principalmente auxílio militar. Enquanto os atenienses se desenvolveram próximo ao mar e criaram a democracia, os espartanos investiram na formação militar de seu exército, estabelecendo-se na região montanhosa da península do Peloponeso.

Leia também: Crianças de Esparta e o rígido treinamento militar que recebiam

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Período Arcaico

  • Foi um período histórico da Grécia Antiga entre os anos de 800 a 500 a.C.

  • Nele houve o desenvolvimento das cidades-estados, como Atenas e Esparta.

  • As duas cidades se tornaram referências militares, abrigando outras cidades aliadas em seu entorno em caso de guerra.

  • A rivalidade entre atenienses e espartanos esteve na principal causa da Guerra do Peloponeso, conflito entre Atenas e Esparta.

Videoaula sobre o Período Arcaico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características do Período Arcaico?

  • Sociedade do Período Arcaico

A sociedade grega durante o Período Arcaico foi marcada pela formação das cidades-estados, ou seja, núcleos urbanos independentes também conhecidos como pólis. Atenas e Esparta foram as duas cidades-estados gregas que se destacaram entre 800 a.C. e 500 a.C.

No princípio, os aristocratas controlavam as pólis, mas logo um centro comercial se desenvolveu e os comerciantes assumiram o controle delas. Além disso, o mar Mediterrâneo se tornou o principal centro de transporte do Mundo Antigo.

Com o fortalecimento das pólis, a população cresceu, porém a Grécia Antiga não tinha espaço geográfico suficiente para atender as necessidades da população em crescimento constante. Isso fez com que as cidades-estados colonizassem outros territórios com terras cultiváveis e disponíveis para atender as demandas sociais.

  • Economia do Período Arcaico

Ao longo do Período Arcaico, os gregos diversificaram suas atividades comerciais, iniciando essa época histórica com sua produção agrária bem como o agropastoreio. Além disso, com a consolidação das cidades-estados, o comércio se desenvolveu significativamente. Por ser banhada por mares, como o mar Mediterrâneo, a Grécia estabeleceu relações comerciais com povos mais distantes, como os fenícios, no norte da África.

  • Política do Período Arcaico

As cidades-estados, também conhecidas como pólis, eram núcleos urbanos independentes. Cada uma delas tinha seu próprio governo estabelecendo suas próprias leis.

Atenas e Esparta, principais cidades-estados gregas, organizavam-se de formas distintas. Os atenienses criaram a democracia — um governo baseado na participação dos cidadãos que decidiam sobre os assuntos da pólis. Já os espartanos se organizavam politicamente pelos esparciatas — uma minoria que decidia sobre a cidade e sua formação militar.

  • Arte do Período Arcaico

No Período Arcaico, a cultura grega sofreu influência do Oriente por meio da escultura, valorizando a figura humana, dos desenhos e do artesanato, em especial as obras feitas com cerâmica. Por conta da consolidação das cidades-estados, os templos se tornaram referências na produção artística da Grécia Antiga e foram construídos durante o Período Arcaico. O maior exemplo que se tem deles é o dedicado à deusa Atena, localizado na cidade de Atenas.

 Escultura feita pelos gregos durante o Período Arcaico, entre os séculos VII a V a.C. [1]
Escultura feita pelos gregos durante o Período Arcaico, entre os séculos VII a V a.C. [1]
  • Filosofia do Período Arcaico

A Filosofia surgiu em Atenas, no século VI a.C., por meio de filósofos, que questionavam a natureza e buscavam respostas para as suas perguntas por meio da observação e da análise racional. Ocorreu o que historiadores chamam de “milagre grego” — a ruptura do pensamento mítico para o pensamento racional. Iniciou-se uma busca por explicações lógicas e matemáticas sobre a origem do mundo, do humano e dos deuses.

Os filósofos da natureza buscavam explicar tudo que estava a sua volta por meio da razão. Tales de Mileto, Pitágoras e Arquimedes são exemplos de filósofos que atuaram nesse período utilizando a observação, procurando explicações racionais (e não mais baseadas em relatos míticos).

Apesar do pensamento racional ter se destacado na explicação dos fenômenos naturais, os mitos ainda se mantinham na realidade da Grécia Antiga. O culto aos deuses e a consulta aos oráculos permaneceram nas atividades cotidianas dos gregos.

Confira no nosso podcast: E se os gregos não tivessem existido?

Os períodos da Grécia Antiga

Os períodos da Grécia Antiga dividem os vários momentos vividos pelos gregos da Antiguidade, desde a sua formação até a invasão macedônica, que encerrou o apogeu grego no Mundo Antigo. Abaixo temos os períodos da Grécia Antiga bem como o seu tempo de duração e suas principais características.

  • Período Pré-Homérico (2000 a.C.-1200 a.C.): foi o período inicial da Grécia Antiga, marcado pela formação dos gregos por meio das contribuições dos seguintes povos: cretenses, aqueus, jônios, eólicos, dórios e indo-europeus.

  • Período Homérico (1150 a.C.-800 a.C.): foi marcado pelos escritos do poeta Homero, autor de Ilíada e Odisseia. Houve nele o surgimento das primeiras colônias gregas, os genos.

  • Período Arcaico (800 a.C.-500 a.C.): as cidades-estados se desenvolveram na Grécia Antiga, destacando-se Atenas e Esparta.

  • Período Clássico (500 a.C.-400 a.C.): marcado pelo apogeu da Grécia Antiga e pela consolidação do poder grego sobre o Mundo Antigo.

  • Período Helenístico (400 a.C.-200 a.C): os gregos foram dominados pelo Império Macedônico, e sua cultura se espalhou pelo Mundo Antigo, alcançando o Egito e o Oriente Médio.

Exercícios resolvidos sobre o Período Arcaico

Questão 1

Sobre o Período Arcaico, é correto afirmar:

a) Foi a época da história grega marcada pela Guerra do Peloponeso, conflito entre gregos e romanos.

b) Foi a época de formação e desenvolvimento das cidades-estados na Grécia Antiga.

c) A invasão dos macedônicos fez com que a cultura grega se espalhasse pelo Oriente.

d) Foi marcado pela invasão egípcia.

Resposta:

Letra B. A formação e o desenvolvimento das cidades-estados foram as principais características do Período Arcaico da Grécia Antiga.

Questão 2

Assinale a alternativa que corretamente aponta as duas principais cidades-estados gregas surgidas no Período Arcaico (800 a.C.-500 a.C.):

a) Roma e Cartago

b) Atenas e Corinto

c) Roma e Esparta

d) Atenas e Esparta

Resposta:

Letra D. Atenas e Esparta foram as principais cidades-estados da Grécia Antiga. Ambas se desenvolveram durante o Período Arcaico. Os atenienses se destacaram pela democracia, enquanto os espartanos se destacaram pela formação militar rígida.

Créditos da imagem

[1] steve estvanik / Shutterstock

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Período Arcaico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/grecia-arcaico.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual era a altura de Napoleão Bonaparte?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...

Alphonsus de Guimaraens

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do poeta Alphonsus de Guimaraens. Confira...