Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Zeus

Mitologia

Zeus, o governante de todos os deuses
Zeus, o governante de todos os deuses
PUBLICIDADE

Dentro da mitologia grega é o deus mais importante. Os gregos criam que seus deuses estavam separados em diversos grupos. Os mais poderosos eram os deuses do Olimpo, que se dividiam em várias classes. A classe superior era formada por Zeus, o governante de todos os deuses.

Segundo a mitologia, ele teria nascido da União de Réia e Cronos. Seu pai Cronos (deus do tempo), que imperava naquele momento, tinha o costume de engolir seus filhos com medo de que um deles lhe tirasse o trono.

No entanto, quando Zeus nasceu, Réia pressentiu que ele era uma criatura especial e o escondeu em uma caverna. Para enganar seu marido ela entregou a ele uma pedra enrolada em panos para que ele engolisse no lugar de seu filho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois de adulto, Zeus enfrentou seu pai e o forçou a vomitar todos os seus irmãos, que continuavam vivos. Em seguida ele aprisionou Cronos sob a terra. Daquele momento em diante, Zeus se tornou o grande deus de todos os deuses e foi morar no monte Olimpo. Ele se casou com sua irmã Hera, mas teve vários amores com outras deusas e com mortais, teve vários filhos.

Por Eliene Percília

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Zeus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/zeus.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2022.

Artigos Relacionados
Acesse para conhecer a história de Apolo, um dos deuses mais famosos da Grécia Antiga. Veja algumas das histórias que envolvem essa divindade.
Clique no link para saber mais detalhes acerca de Hera, uma das mais importantes deusas da mitologia grega. Veja como era a adoração a Hera na Grécia Antiga.