Topo
pesquisar

Filipinas

Geografia

As Filipinas — país localizado no continente asiático — é um arquipélago formado por mais de sete mil ilhas.
Bandeira da Filipinas.
Bandeira da Filipinas.
PUBLICIDADE

Filipinas é um país asiático localizado no sudeste asiático, na zona intertropical do planeta. Seu território é constituído por ilhas, ou seja, um arquipélago; possui uma população estimada de 92 milhões de habitantes, que estão distribuídos sobre um território de 300 mil Km² de extensão.


Manila, capital das Filipinas.

O arquipélago que corresponde ao território das Filipinas possui 7 107 ilhas. Por estar localizado na zona intertropical da Terra, o país possui um clima do tipo tropical úmido. As temperaturas são elevadas, com uma média de 26,5°C ao ano.
De acordo com as Filipinas, existem três estações: uma quente (março a maio), uma chuvosa (junho a novembro) e uma fria (dezembro a fevereiro).

As ilhas que constituem o arquipélago têm origem vulcânica e apresentam um relevo acidentado, o ponto mais elevado se encontra no monte Apo, com 29 545 metros acima do nível do mar. Existem vulcões ativos, como por exemplo, o Pinatubo. Além disso, o território está na rota dos tufões do Pacífico, por ano ocorrem no país cerca de dezenove.

Entre as atividades econômicas desenvolvidas no país, a principal é a industrialização de alimentos. Na agricultura se destaca na produção de copra, milho, cânhamo, arroz, cana-de-açúcar e tabaco. O seu subsolo abriga importantes jazidas de cromo, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata.

Informações diversas

Nome: República das Filipinas.

Gentílico: filipino.

Bandeira:

Brasão:

Capital: Manila.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,638 (médio).

Esperança de vida: 71,3 anos.

Mortalidade infantil: 23,1/mil nasc.

Alfabetização: 92,6%.

Site oficial: www.gov.ph

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
 

Países - Geografia - Brasil Escola

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola