Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Países mais populosos do mundo

Geografia

PUBLICIDADE

Os países mais populosos do mundo são aqueles que possuem grandes populações absolutas, isto é, detêm um número elevado de habitantes. A população mundial é de 7.794.799.000 de pessoas, de acordo com os dados de 2020 da Organização das Nações Unidas (ONU), e não se encontra distribuída de maneira uniforme na superfície terrestre. Somente os países do continente asiático concentram 4,6 bilhões de pessoas, o equivalente a 59,5% da população de todo o planeta, com destaque para a China e a Índia.

Os dois países citados acima lideram a lista das nações mais populosas do mundo. O ranking que apresentamos a seguir foi feito pelo Banco Mundial em julho de 2020 e atualizado com os dados mais recentes sobre a população disponibilizados pela ONU.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Lista dos 10 países mais populosos do mundo

 

Países

Número de habitantes

China

 1.439.324.000

Índia

1.380.004.000

Estados Unidos

331.003.000

Indonésia

 273.524.000

 5º

Paquistão

 220.892.000

Brasil

212.559.000

Nigéria

 206.140.000

Bangladesh

164.689.000

Rússia

145.934.000

10º

México

128.933.000

Dados dos países mais populosos do mundo

  • China

Localizado no continente asiático, a China é o país mais populoso do mundo e abriga pouco mais de 18% da população mundial. A densidade demográfica chinesa é de 153,3 hab/km², número que, apesar de elevado, não coloca o país entre os 10 mais povoados do planeta.

O país passou por um processo de rápido e acentuado crescimento populacional a partir de 1950, quando saltou de pouco mais de 550 milhões de habitantes para 1 bilhão em três décadas. Para refrear a explosão demográfica, medidas como a Política do Filho Único (1978-2015) foram instituídas. Hoje a China dispõe de um cenário diferente, com queda na taxa de crescimento da sua população e aumento do fenômeno do envelhecimento populacional.

A China é o país mais populoso do mundo, sendo Xangai a cidade com maior número de habitantes. [1]
A China é o país mais populoso do mundo, sendo Xangai a cidade com maior número de habitantes. [1]
  • Índia

A Índia se localiza no sul da Ásia e é o segundo país mais populoso do mundo. Sua densidade demográfica é de 464,1 hab/km², sendo considerado também densamente povoado. A marca de 1 bilhão de pessoas foi atingida no ano 2000, e a previsão da ONU é de que a população indiana ultrapasse a chinesa em 2027|1|. Nova Déli, a capital, e Mumbai são as duas cidades mais populosas do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Estados Unidos

Deixando a unidade do bilhão, a população dos Estados Unidos, na América do Norte, é a terceira maior do mundo, com 331 milhões de habitantes. Sua densidade demográfica é de 36,2 hab/km², sendo a cidade de Nova York a mais populosa do país, com cerca de 8,4 milhões de habitantes. Os EUA têm passado pelo mesmo fenômeno demográfico que a China, que é o de envelhecimento populacional.

  • Indonésia

Voltando à Ásia, o quarto país do mundo em população é a Indonésia, localizada no sudeste do continente. A densidade demográfica para o ano 2020 era de 151 hab/km², equiparando-se ao valor da China. A capital do país, Jacarta, é a cidade com maior número de habitantes: 10,7 milhões.

  • Paquistão

O 5º país mais populoso do mundo também fica na Ásia, na porção sul do continente. Possui densidade demográfica de 286,5 hab/km², com maior população na cidade de Carachi, que possui atualmente 16 milhões de habitantes. A capital, Islamabade, é consideravelmente menor, com 1 milhão de habitantes.

Veja também: Quais são os países com deficit demográfico?

  • Brasil

O Brasil é o sexto país mais populoso do mundo e o segundo do continente americano. A densidade demográfica para o ano 2020, apontada pela ONU, é de 25,4 hab/km², uma das menores dentre os países aqui listados. A cidade mais populosa é São Paulo, na região Sudeste, com 12 milhões de habitantes. Brasília, capital do país, possui 3,055 milhões de habitantes (IBGE, 2020).

A população brasileira tem aumentado, na última década, a taxas progressivamente menores, o que indica a desaceleração do crescimento populacional. O país se encontra na sua terceira etapa da transição demográfica.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. O país é o sexto em população no mundo. [2]
São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. O país é o sexto em população no mundo. [2]
  • Nigéria

A Nigéria é o sétimo país mais populoso do mundo e possui a maior população do continente africano. Localizada na região da África Ocidental, dispõe de densidade demográfica de 226 hab/km², integrando a lista dos dez países mais povoados da África. A maior cidade do país é Lagos, com 14 milhões de habitantes, cerca de 4,5 vezes a população da capital, Abuja.

  • Bangladesh

O oitavo país com maior população mundial fica no sul da Ásia. Chama atenção a sua densidade demográfica, que é de 1.265,2 hab/km², sendo considerado o 11º país mais povoado do planeta. A capital, Daca, é também a cidade que abriga a maior população nacional, reunindo 20,2 milhões de pessoas.

  • Rússia

A população russa é a nona maior do mundo. No entanto, o território da Rússia é o menos densamente povoado entre os integrantes desta lista e também de todo o planeta, com apenas 8,9 hab/km². Moscou, capital do país, é a cidade mais populosa, atualmente com 12,4 milhões de habitantes.

Moscou, capital russa, detém a maior população do país.
Moscou, capital russa, detém a maior população do país.
  • México

O México é o último país da nossa lista, com a décima maior população do mundo. A população mexicana superou a japonesa no ano de 2019, quando subiu uma posição no ranking mundial. A densidade demográfica do país latino-americano é de 66,3 hab/km², com o maior contingente populacional reunido na Região Metropolitana da Cidade do México, com mais de 21 milhões de habitantes.

Acesse também: 10 principais causas de morte no mundo 

Diferença entre populoso e povoado

Os termos populoso e povoado são amplamente utilizados quando se está trabalhando com a dinâmica populacional dos lugares.

O primeiro deles, populoso, faz referência à população absoluta de um determinado local, ou seja, expressa o total de habitantes. Um país populoso é aquele que possui um grande número de habitantes, como é o caso dos dez listados acima.

O termo povoado diz respeito à população relativa de um lugar. A população relativa, por sua vez, corresponde à densidade demográfica, calculada a partir da razão entre a população absoluta e a área territorial. Um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica, como Mônaco, que possui 26.373,8 hab/km². Apesar do número expressivo, ele não é populoso, visto que tem 39 mil habitantes. A Rússia é o exemplo oposto: embora populoso, é um país pouco povoado.

Nota

|1| ALVES, José Eustáquio Diniz. Futuro da Índia: o país mais populoso do mundo e sem água potável. Eco Debate, 03 jan. 2020. Disponível aqui. Acesso em 19 jan. 2020.

Créditos das imagens

[1] Efired / Shutterstock

[2] Alf Ribeiro / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Países mais populosos do mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-mais-populosos-mundo.htm. Acesso em 24 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui para conhecer a lista das cidades mais populosas de todo o mundo e também do Brasil! Saiba mais sobre a menor cidade em população do planeta.
Nem um país no mundo cresce como a China.
Clique aqui e compreenda o que são os conceitos demográficos!
Clique aqui e fique por dentro das maiores curiosidades globais!
Descubra o que é densidade demográfica. Aprenda a calcular a densidade demográfica e saiba como é o índice demográfico brasileiro e o mundial.
Entenda o envelhecimento populacional. Conheça os impactos desse processo no futuro de um país e quais países estão mais inseridos nesse fenômeno demográfico.
O surgimento, a importância e as atribuições do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
Que tal conhecer um pouco mais da geografia do Paquistão? Acesse nosso texto e leia sobre os principais aspectos físicos, econômicos e sociais do país sul-asiático.
Conheça os principais casos de países com deficit demográfico e os problemas relacionados com esse processo.
Clique e entenda por que é importante estudar sobre a população mundial!