close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Novos Tigres Asiáticos

Novos Tigres Asiáticos têm seu desenvolvimento econômico ligado a investimentos estrangeiros e à indústria tradicional voltada para a exportação.

Vista do centro financeiro de Jacarta, capital da Indonésia.
Vista do centro financeiro de Jacarta, capital da Indonésia. O país integra o grupo conhecido como Novos Tigres Asiáticos. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Novos Tigres Asiáticos é o nome dado a um conjunto de cinco economias do Sudeste Asiático que passaram por processo recente de industrialização e crescimento econômico, seguindo o mesmo modelo de desenvolvimento dos Tigres Asiáticos.

Os Novos Tigres surgiram a partir da segunda metade da década de 1990, impulsionados pela expansão produtiva dos seus antecessores e pelo deslocamento de grandes empresas estrangeiras para o seu território. Essas empresas foram atraídas por incentivos fiscais, mão de obra barata e abundante e ampla oferta de matérias-primas. Destaca-se a presença das indústrias têxtil, de calçados e vestimentas, de brinquedos e de produtos eletrônicos.

Com uma produção voltada essencialmente ao mercado externo, os Novos Tigres obtiveram um expressivo crescimento econômico a partir dos anos 2000. Apesar disso, não houve nesses países melhorias nos indicadores sociais.

Confira nosso podcast: As novas áreas de influência do século XXI

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Novos Tigres Asiáticos

  • Os Novos Tigres Asiáticos são um conjunto de países do sudeste da Ásia que experimentaram um processo recente de modernização e industrialização.

  • O grupo é formado pelos seguintes países: Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã.

  • Essas economias foram impulsionadas pelo desenvolvimento dos Tigres Asiáticos e pelo capital estrangeiro oriundo de outras regiões do globo.

  • Durante a segunda metade da década de 1990, empresas estrangeiras transferiram parte do seu processo produtivo para os Novos Tigres em função de incentivos locacionais, como mão de obra abundante e barata, grande oferta de matérias-primas e incentivos governamentais.

  • Os principais segmentos industriais que se instalaram nesses países foram o têxtil, alimentício, de brinquedos, de calçados e vestuário e, mais tarde, de produtos e componentes eletrônicos.

  • A produção é voltada para a exportação.

  • O crescimento econômico dos Novos Tigres não foi acompanhado de melhorias em outras áreas, como na educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os Novos Tigres Asiáticos?

Os Novos Tigres Asiáticos são um grupo de cinco países localizados na região sudeste do continente asiático. São eles:

Características dos Novos Tigres Asiáticos

Pessoas trabalhando em uma fábrica de roupas no Vietnã.
Fábrica de roupas no Vietnã, um dos Novos Tigres Asiáticos. [2]

Os Novos Tigres Asiáticos são um conjunto de países que têm em comum um rápido processo de desenvolvimento industrial e crescimento produtivo, que aconteceu a partir da década de 1990, o que promoveu um avanço de suas economias domésticas.

Isso também promoveu o estreitamento de laços comerciais com outras nações asiáticas, como o Japão, a China e os próprios Tigres Asiáticos, bem como países de outros continentes, especialmente da Europa e América do Norte, com destaque para os Estados Unidos.

Os ramos produtivos tradicionais da indústria foram aqueles que obtiveram crescimento expressivo nos Novos Tigres Asiáticos, dentre os quais se destacam o de tecidos, calçados e vestimentas, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos.

À medida que os fatores locacionais se mostraram favoráveis, muitas empresas multinacionais deslocaram parte do seu setor produtivo para o território dos Novos Tigres, o que reforçou a importância dos investimentos estrangeiros. Os aspectos em comum que tornaram essas economias atrativas foram:

  • abundância de matérias-primas;

  • mão de obra barata e numerosa, embora menos qualificada;

  • menores custos de produção;

  • incentivos fiscais.

Cabe ressaltar ainda que a maior parcela da produção desenvolvida nos Novos Tigres é destinada ao mercado externo, ou seja, à exportação. Além disso, os Novos Tigres Asiáticos experimentaram um expressivo crescimento econômico e industrial a partir dos anos 2000, no período subsequente à crise que atingiu o sudeste da Ásia.

Apesar dos avanços obtidos na economia, não se observou melhorias nos índices sociais desses países, um cenário bastante diferente daquele dos quatro Tigres Asiáticos. Uma das principais críticas recai sobre a falta de investimentos no setor educacional, que, entre outros benefícios, ampliariam a qualificação profissional da mão de obra.

Leia também: Desemprego — a situação que afeta milhões de pessoas no mundo

O que significa Novos Tigres Asiáticos?

O nome Novos Tigres Asiáticos foi empregado em referência a um grupo de economias do Sudeste Asiático, que, em um momento anterior, apresentou um processo de industrialização e crescimento econômico pautado pelos investimentos estrangeiros e pelo atendimento de uma demanda externa.

O primeiro conjunto desses territórios ficou conhecido como Tigres Asiáticos, grupo formado por:

Vista aérea da cidade Makati, em Filipinas.
Makati é considerado o centro financeiro das Filipinas, país que pertence ao grupo dos Novos Tigres Asiáticos.

No que se refere aos Tigres Asiáticos, seu crescimento aconteceu de forma rápida e relativamente estável, tendo início, a partir da década de 1960, com a saída de capitais do Japão em direção a outros territórios no mesmo continente. À medida que a sua economia cresceu, os territórios experimentaram uma significativa transformação também na esfera socioeconômica.

Trinta anos mais tarde, os Novos Tigres Asiáticos começaram a seguir os passos do grupo antecessor, e por essa razão foram assim denominados. No entanto, como constatado, há diferenças significativas no perfil dos países individualmente, no tipo de indústria que predominou em cada uma das épocas e principalmente na maneira como os ganhos na economia foram convertidos ou não em melhorias em outros segmentos, como no social.

→ Videoaula sobre Tigres Asiáticos

Origem e crescimento econômico dos Novos Tigres Asiáticos

Da mesma forma como aconteceu com os primeiros Tigres, a origem dos Novos Tigres Asiáticos está atrelada ao desenvolvimento econômico de países do sudeste da Ásia e o direcionamento de capitais, na forma de investimentos estrangeiros, para outras economias nacionais. No caso em questão, esse processo começou quando as economias da região se encontravam em franco processo de modernização industrial, durante a segunda metade da década de 1990.

Outro aspecto característico do atual período técnico e econômico que impulsionou o crescimento dos Novos Tigres Asiáticos diz respeito ao aperfeiçoamento técnico das comunicações e o advento de uma nova divisão internacional do trabalho. Nesse novo cenário, grandes empresas realizaram o desmembramento de sua estrutura e distribuíram espacialmente as etapas de produção em uma escala mundial, instalando fábricas em países que oferecessem maiores vantagens locacionais, reduzindo assim os custos de produção.

Os Novos Tigres Asiáticos receberam muitas fábricas nessas condições, as quais vieram não somente dos seus vizinhos sul-asiáticos mas também da América do Norte e Europa. Algumas dessas unidades produziam de acordo com uma demanda específica, o que reforçou o papel de exportadores desses países. A partir dos anos 2000, empresas do setor tecnológico e componentes eletrônicos adentraram nos Novos Tigres Asiáticos, impulsionando ainda mais o seu crescimento.

Qual a importância dos Novos Tigres Asiáticos?

Um cientista da área tecnológica utilizando equipamentos de proteção ao segurar um microchip.
A produção de elementos tecnológicos cresceu nos países dos Novos Tigres Asiáticos.

Os Novos Tigres Asiáticos concentram uma parcela significativa da produção de brinquedos, roupas e calçados, o que faz deles importantes exportadores dessas mercadorias mais tradicionais. Além disso, é crescente o papel das indústrias de tecnologia nos países da região, o que fez com que houvesse uma transformação no perfil das exportações dos países do bloco, contribuindo para a atração de novos investidores estrangeiros e aumentando a importância dos Novos Tigres perante o mercado internacional de produtos e serviços.

Exercícios resolvidos sobre Novos Tigres Asiáticos

Questão 1

(Fuvest) A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.

Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”. Le Monde Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.

O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea: a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre esse assunto, indique a alternativa correta:

A) A produção de semicondutores está concentrada no sudeste asiático, nos países da 1ª e 2ª geração dos Tigres Asiáticos, tais como Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia.

B) Nos últimos 20 anos, EUA e Europa vêm perdendo destaque na produção de semicondutores em decorrência da queda acentuada de investimentos em pesquisa e inovação.

C) A crise da falta de semicondutores revela um dos efeitos negativos da globalização: a independência da cadeia produtiva em escala mundial, pouco suscetível a desequilíbrios de oferta e demanda.

D) A Nova Divisão Internacional do Trabalho indica o predomínio geoeconômico dos países do sudeste asiático, principais produtores de semicondutores, que têm ampliado, através da China, sua participação nesse setor desde sua democratização.

E) A escassez de semicondutores é resultado de uma interrupção momentânea da produção, em especial no sudeste asiático, devido à falta de matéria-prima, que é o início da cadeia produtiva.

Resolução:

Alternativa A

A produção de componentes eletrônicos, como os semicondutores, se concentra atualmente nas economias industrializadas do sudeste da Ásia, compreendendo ambas as gerações de países dos Tigres Asiáticos. Nos Novos Tigres, essa indústria está localizada na Indonésia e nas Filipinas.

Questão 2

Os Novos Tigres Asiáticos são um conjunto de países de industrialização recente localizados na região do Sudeste Asiático. Seu processo de modernização e crescimento econômico é decorrente do avanço das economias dos países dos Tigres Asiáticos, que voltaram seus investimentos para nações vizinhas no continente asiático. A adoção do nome se deve a características em comum entre os processos de crescimento econômico de ambos os grupos, dentre as quais podemos citar:

A) automação completa dos processos de produção.

B) presença de uma mão de obra abundante e altamente qualificada.

C) maciços investimentos em educação e qualificação profissional da população.

D) produção industrial voltada ao mercado externo.

E) baixa competitividade industrial.

Resolução:

Alternativa D

A única alternativa que descreve corretamente uma característica em comum entre os Tigres e os Novos Tigres Asiáticos é a D, visto que as indústrias instaladas nesses territórios tinham a sua produção voltada ao suprimento da demanda externa, isto é, voltada para a exportação.

Créditos de imagem

[1] Creativa Images / Shutterstock

[2] Dong Nhat Huy / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Novos Tigres Asiáticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/asiatico.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


QUEM FOI CRISTOVAO COLOMBO?

Por Any Vitória
Responder
Ver respostas

Comente sobre o replico de cromwell

Por Hiorramily Dandara
Responder
Ver respostas

Estude agora


Pré-Enem | Contextualização da introdução até a construção de uma tese

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Comentários pós-prova Enem 2021

Depois de muito estudo com o nosso Pré-Enem, chegou a hora de ver tudo que rolou na prova do Enem. Nesta transmissão...