Topo
pesquisar

Apec

Geografia

Apec é a sigla de: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, cujo o objetivo é o livre comércio entre os países membros.
Símbolo da Apec
Símbolo da Apec
PUBLICIDADE

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) foi fundada em 1989 na Austrália, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Os integrantes da Apec são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.

A Apec é o principal fórum que proporciona o crescimento econômico, a cooperação, o comércio e o investimento na região Ásia-Pacífico. As decisões nesse bloco são tomadas por consenso, a Apec não apresenta um tratado de obrigações para os seus participantes.

Um dos principais objetivos da Apec é a redução das tarifas e outras barreiras comerciais em toda a região Ásia-Pacífico, proporcionando eficientes economias nacionais e aumentando as exportações. Esse fato ajuda no crescimento econômico, gera empregos e oferece maiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Encontro de líderes dos países membros da Apec

Os países integrantes da Apec atualmente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, apresenta os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis por cerca de 46% das exportações mundiais. Desde sua fundação até o ano de 2008, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 395%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período. Outro fator economicamente importante da Apec é a aproximação dos Estados Unidos com o comércio dos países do Pacífico.

O crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região, são os principais objetivos a serem alcançados pela atuação da Apec.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
 

Blocos Econômicos - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Apec"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/apec.htm>. Acesso em 22 de junho de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

A Cooperação da Ásia e do Pacífico (Apec) possui uma grandiosa relevância econômica no mundo, principalmente por incluir entre seus países-membros três países que estão no centro dos índices econômicos atuais, que são:

a) China, Rússia e Estados Unidos

b) China, Rússia e Austrália

c) Japão, Estados Unidos e China

d) Japão, Argentina e Brasil

e) Estados Unidos, Rússia e Austrália

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA