Topo
pesquisar

Albânia

Geografia

A Albânia é um país europeu que faz fronteira com a Grécia, Macedônia, Sérvia e Montenegro.
PUBLICIDADE

Capital: Tirana
Extensão Territorial: 28.748 Km2
Clima: Mediterrâneo
População (2009): 3.155,271 habitantes
Densidade demográfica: 109 hab/Km2
Religião: Islamismo 38,8%, Cristianismo 35,4% (Católicos 16,8%, Ortodoxos 16,1%, outros 2,1%), sem religião 16,6%, Ateísmo 9%, Bahaísmo 0,2%.
Idioma: Albanês
Moeda: Lek
IDH: 0,719
Esperança de vida ao nascer: 76,3 anos
PIB: 10.718 milhões de US$

A Albânia é um país integrante do continente europeu que está situado na península Balcânica e faz fronteira com os seguintes países: Grécia, Macedônia, Sérvia e Montenegro.

O seu território corresponde à antiga Ilíria, região litorânea que no século X a.C. foi ocupada por povos de língua indo-europeia. Esses primeiros ocupantes mantiveram contatos com povos da Macedônia e Grécia. No entanto, não tiveram sua cultura influenciada por essas comunidades vizinhas.

No século IV a.C. ocorreu uma invasão na região por parte dos povos macedônicos, e no século II a.C. foi ocupada pelos romanos, que incorporaram o território albanês ao Império Bizantino, em 395 d.C..
No século XV, os turcos dominaram a região. A ocupação ocasionou modificações nos costumes da população albanesa através de medidas arbitrárias. Através de uma imposição, o Islamismo foi considerado a religião oficial do país e jovens foram obrigados a servir ao exército do sultão.

Após várias tentativas de libertação, o domínio turco chegou ao fim depois de mais de quatrocentos anos. Em 28 de novembro de 1912, foi proclamada a independência da Albânia, reconhecida em 1913 pelo Congresso de Londres. Porém, a província de Kosovo, que possuía população albanesa de 800 mil habitantes, foi agregada definitivamente à Sérvia.
As invasões à Albânia não cessaram, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o país foi novamente ocupado e só teve sua independência recuperada no ano de 1918, mas somente em 1920 os países invasores reconheceram a independência e retiraram suas tropas da região.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nova ocupação ocorreu no país. A Itália, presidida por Mussolini, invadiu o território albanês. Porém, em 1944, os albaneses recuperaram o poder. O comunista Enver Hoxha, um dos principais responsáveis pelo movimento de resistência à ocupação italiana, se tornou o presidente do país. Ele implantou um sistema ditatorial e governou a Albânia até 1985, ano de sua morte.

A abertura política ocorreu entre os anos de 1990 e 1992, onde foi implantado o sistema multipartidarista, com eleições populares. Após várias crises econômicas e sociais, o comunismo ortodoxo deixou de ser o sistema político vigente no país.

Atualmente, com a abertura política, a Albânia tenta recuperar as consequências econômicas geradas pelo seu isolamento em relação às outras nações. É o país mais pobre do continente europeu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países do Mundo - Geografia - Brasil Escola

Bandeira da Albânia
Bandeira da Albânia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Albânia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/albania.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola