PUBLICIDADE
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células jovens denominadas condroblastos e as adultas condrócitos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e de substância amorfa, conferindo resistência a esse tecido.
Sua classificação é analisada de acordo com o tipo e a quantidade de fibras presentes, sendo:
Cartilagem fibrosa – com alta concentração em fibras colágenas, abrangendo quase que a totalidade do espaço intracelular. Esse tipo é normalmente encontrado formando os discos intervertebrais entre as vértebras da coluna, amortecendo os choques mecânicos e conferindo flexibilidade motora ao organismo.
Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.
Cartilagem hialina – forma a grande proporção dos tecidos frouxos do organismo, com quantidade moderada de fibras colágenas, contida, por exemplo, na matriz homogênea encontrada nos discos epifisários, permitindo o crescimento dos ossos. Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia