Topo
pesquisar

Cromo

Química

PUBLICIDADE

O Cromo é um mineral essencial ao homem, é considerado um elemento traço, mas em alguns casos pode ser tóxico, isto depende da forma como é encontrado. O cromo existe sob diferentes formas de oxidação, o que é encontrado naturalmente em nosso organismo é o cromo trivalente (III), que é o mais estável.

Uma carência deste mineral leva a sintomas referentes aos da diabete e das doenças cardiovasculares. O ideal é manter uma alimentação que contenha cromo na quantidade necessária ao organismo. No período de gestação, é indicado ingerir maior quantidade de cromo, e crianças até aos dez anos possuem quantidade satisfatória do mineral, sendo que a partir desta idade já é preciso ingerir alimentos que supram a quantidade ideal para o corpo.

Alimentos integrais contribuem para uma dieta rica em cromo, exemplo: arroz e farinha integrais. O curioso é que a farinha branca e o arroz branco possuem apenas ¼ da quantidade de cromo presente no alimento integral, ou seja, se quiser suprir a carência deste mineral no organismo o ideal é ingerir alimentos integrais. Veja outras opções para incluir cromo em sua alimentação: ostras, levedura de cerveja, batatas, nozes, pimenta preta e queijos.

Até agora só falamos dos benefícios do cromo, mas também precisamos levar em consideração seu lado tóxico. O perigo ronda as academias, são os chamados suplementos alimentares. Os esportistas que treinam para competições e aqueles que se esforçam para manter um corpo másculo podem necessitar de suplementos alimentares contendo o mineral cromo. Até aí tudo bem, o problema está no excesso da dosagem, o que pode acarretar em intoxicação, pois o organismo só absorve a quantidade que necessita para desempenhar seu papel. Mas lembre-se, aquela pessoa que necessita de complementação alimentar deve procurar ajuda profissional de médicos ou especialistas.

Agora uma forma mais perigosa: o cromo VI, ele é produzido por processos industriais. Este cromo é um carcinógeno e afeta o sistema imunológico de seres humanos. Esta contaminação é tão séria que foi parar nas telas de Hollyood. O filme “Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento” relata os efeitos do cromo como malefício. A história foi baseada em fatos verídicos, onde uma cidade Americana foi vítima da contaminação por cromo através da água, alguns moradores passaram então a conviver com o câncer.

As indústrias são as responsáveis pela poluição e este fato é bem mais real do que se pensa, a quantidade de cromo que são liberados no ambiente diariamente é preocupante. No Brasil as indústrias de curtimento de couro são as principais culpadas pela poluição desse tipo.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Metais pesados - Conheça nossa seção que aborda os metais tóxicos.

Sais Minerais - Química Inorgânica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Cromo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/cromo.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA