Topo
pesquisar

Sódio

Química

O sódio na forma mineral é muito importante para o corpo humano e auxilia na regulação osmótica do sangue, de fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base.
PUBLICIDADE

O sódio possui símbolo Na, número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons) e massa atômica 23 u, pertence à família 1 A e por isso se classifica como metal alcalino na Tabela Periódica.

O sódio na forma mineral se torna muito importante no corpo humano e por isso precisa estar presente em nossa alimentação. Quando o mineral sódio atinge sua forma ionizada dentro de nosso organismo, se torna um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, de fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base.

Aplicações de compostos derivados do sódio:

Hidróxido de sódio (NaOH): mais conhecido como soda cáustica, é usado na indústria de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Bicarbonato de sódio (NaHCO3): usado como fermento químico para pães e bolos e como matéria prima na fabricação de extintores de incêndio.

Uma curiosidade: o crescimento da massa de quitandas é explicado pela liberação de CO2 (gás carbônico).

Carbonato de sódio (Na2CO3): usado para se obter o nível ideal de pH da água potável. Na indústria é empregado na fabricação de vidros.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Sódio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sodio.htm. Acesso em 26 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola