Topo
pesquisar

Por que o céu é azul?

Física

O céu é azul porque, quando os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno do espalhamento, que destaca a luz de cor azul.
PUBLICIDADE

Qual é a explicação para o fato de o céu ser azul? A resposta para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, mas composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que, quando a luz penetra na atmosfera, ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

Ao passar por um prisma, a luz branca espalha-se, revelando as cores que a compõem
Ao passar por um prisma, a luz branca espalha-se, revelando as cores que a compõem

Como sabemos, a luz é uma onda que possui vários comprimentos. Segundo o fenômeno físico do espalhamento, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico. No entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. É por esse motivo que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente em razão do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar.

Esse fato também ocorre pela tarde, quando passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja, que se deve ao fato de a luz percorrer um caminho maior para chegar até nossos olhos.


Por Marco Aurélio da Silva
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Por que o céu é azul?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/por-que-ceu-azul.htm>. Acesso em 28 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA