Topo
pesquisar

Saturno

Geografia

Saturno é um dos planetas do sistema solar e seus anéis podem ser visualizados aqui da Terra.
PUBLICIDADE

Saturno é um dos planetas do Sistema Solar, é o sexto planeta – se contado a partir do Sol. Está situado entre Júpiter e Urano.

É o segundo maior planeta do Sistema Solar, superado somente por Júpiter. O destaque principal de Saturno é o seu sistema de anéis, esses podem ser visualizados da Terra.

Saturno é constituído, majoritariamente, por gases, o hidrogênio responde por 97%, além de um pequeno percentual de hélio. A parte interna é composta por um núcleo rochoso e gelo, envolvidos por uma camada de hidrogênio metálico e uma camada de gases.

Nesse planeta sopram ventos que atingem 1.800 km/h, mesmo possuindo uma atmosfera com aparência suave. Para realização do movimento de rotação (deslocamento em torno de si mesmo) são necessárias cerca de 10,5 horas, enquanto que o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) dura aproximadamente 30 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua estrutura circular oscila em pelo menos 10%, ou seja, o diâmetro polar é maior (120.536 km) que o diâmetro equatorial (108.728 km). A composição de Saturno é menos densa que a água, com temperatura média muito baixa, cerca de -125°C.

Os anéis de Saturno são formados basicamente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso, apresentando milhares de quilômetros de diâmetros, porém sua espessura não passa de 1,5 quilômetros.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Característica visual do planeta Saturno
Característica visual do planeta Saturno

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Saturno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/saturno.htm. Acesso em 18 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola