Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Planetas do Sistema Solar

Os planetas do Sistema Solar são corpos celestes que, juntamente com asteroides, cometas, meteoros e satélites naturais, formam-no. Existem oito planetas nesse sistema.

O Sistema Solar é composto por oito planetas, que se dividem em rochosos e gasosos.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, que se dividem em rochosos e gasosos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os planetas do Sistema Solar são, segundo a União Astronômica Internacional, corpos celestes que orbitam o Sol com massa suficiente para que a sua própria gravidade possibilite que assumam uma forma arredondada, ou seja, a forma de equilíbrio estático. O Sistema Solar é composto por oito planetas, classificados em telúricos e jovianos. São eles:

  • Mercúrio
  • Vênus
  • Terra
  • Marte
  • Júpiter
  • Saturno
  • Urano
  • Netuno
     

Nesse sistema, também há a presença de cinco planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Leia também: As maiores estrelas do Universo

Tópicos deste artigo

Ordem dos planetas em relação ao Sol

A classificação dos planetas do Sistema Solar é feita com base na sua posição em relação ao Sol. Sendo assim, na ordem decrescente de proximidade, temos:

Sol → Mercúrio → Vênus → Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno

 

A formação do Sistema Solar explica a classificação dos planetas. A teoria dessa formação é chamada Teoria da Nebulosa, formulada em 1644 e reformulada em 1775 e 1796. De acordo com essa teoria e seu aperfeiçoamento, o Sol e os planetas foram formados quase simultaneamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa Mental: Planetas do Sistema Solar

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

O Sol formou-se no centro de uma nebulosa por meio da rotação da nuvem, que, ao contrair-se, devido à gravidade, entrou em colapso. Alguns planetas formaram-se nas regiões mais externas, cuja temperatura é menor (substâncias voláteis são condensadas), e outros em regiões mais internas, cuja temperatura é maior (substâncias voláteis perdem-se). Assim, surgem os planetas:

  • Telúricos, terrestres ou rochosos: correspondem aos quatro planetas mais próximos do Sol (mais densos), constituídos de ferro, metais pesados e rocha. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

  • Jovianos, gigantes ou gasosos: correspondem aos quatro planetas (menos densos) mais distantes do Sol, constituídos de gases como hélio e hidrogênio. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Os planetas encontram-se em ordem segundo suas distâncias em relação ao Sol.
Os planetas encontram-se em ordem segundo suas distâncias em relação ao Sol.

Principais características de cada planeta

Mercúrio

Mércurio é o planeta mais próximo do Sol, porém não é o mais quente.
Mércurio é o planeta mais próximo do Sol, porém não é o mais quente.

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar. A temperatura na sua superfície pode chegar, durante o período diurno, a 550ºC.

O planeta tem em sua composição silicatos e basaltos, o que o assemelha à Terra. Mercúrio não possui satélites, e sua superfície é repleta de crateras resultantes de meteoritos que colidiram com o planeta. Sua atmosfera é composta, em sua maior parte, por hélio e, em pouca quantidade, por hidrogênio.

Vênus

Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.

Vênus, também conhecido como Estrela Dalva, é o segundo planeta em relação ao Sol, estando, aproximadamente, a 108.200.000 km de distância. É um planeta de fácil visibilidade, antes do nascer ou depois do pôr do Sol, a olho nu.

Suas características assemelham-se às da Terra, especialmente a massa, diâmetro e a gravidade. Outra semelhança com o nosso planeta encontra-se na atmosfera, composta por gás carbônico, nitrogênio e vapor d'água. É constituído de silicatos e basaltos.

Apesar dessas semelhanças, o planeta não apresenta condições para existência de vida, devido à grande concentração de gás carbônico que mantém a temperatura do planeta a mais de 460ºC. Não possui satélites naturais.

Terra

A Terra é o planeta que apresenta condições para a existência de vida.
A Terra é o planeta que apresenta condições para a existência de vida.

Terra é o terceiro planeta na ordem de proximidade com o Sol, encontrando-se a 149.600.000 km de distância desse. É o planeta que apresenta condições favoráveis à existência de vida. Sua atmosfera é composta por nitrogênio, oxigênio, vapor d'água e outros gases em menor quantidade.

Possui temperatura média de 14ºC. É constituído por silicatos e basaltos, e sua estrutura interna divide-se em núcleo, manto e crosta terrestre. O planeta possui apenas um satélite natural, a Lua, que se encontra a cerca de 384.400 km de distância dele.

Marte

Marte apresenta óxido de ferro em sua superfície, o que lhe confere a cor avermelhada.
Marte apresenta óxido de ferro em sua superfície, o que lhe confere a cor avermelhada.

Marte, também chamado de Planeta Vermelho, é o quarto planeta na ordem em relação ao Sol, estando a, aproximadamente, 227.940.000 km de distância dele. É um dos planetas que também apresentam condições de ser visto a olho nu. É constituído por silicatos e basaltos, e sua atmosfera é composta basicamente por gás carbônico, nitrogênio e alguns vestígios de oxigênio, monóxido de carbono e vapor d'água.

A atmosfera menos espessa propicia uma variação de temperatura entre -76ºC e -10ºC. O solo de Marte é repleto de crateras formadas pelo impacto de meteoritos. Esse solo é rico em ferro e silício, o que dá a coloração avermelhada ao planeta. Marte possui dois satélites naturais.

Júpiter

Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso.
Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra. Diferente dos quatro planetas mais próximos ao Sol, Júpiter é constituído de gases como hidrogênio, hélio, metano, amônia e vestígios de vapor d'água.

O planeta encontra-se a, aproximadamente, 778.330.000 km do Sol, e é conhecido como o Gigante Gasoso. A temperatura em sua superfície é muito baixa, chegando -100ºC. Júpiter é formado por anéis constituídos de poeira fina e possui 16 satélites naturais.

Saturno

Saturno é conhecido pelo seu sistema de anéis compostos por gelo.
Saturno é conhecido pelo seu sistema de anéis compostos por gelo.

Saturno encontra-se a, aproximadamente, 1.429.400.000 km do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Sua composição assemelha-se à de Júpiter: hidrogênio, hélio, metano, amônia e vestígios de vapor d'água. A temperatura em Saturno pode chegar a -140ºC. Esse planeta é muito conhecido pelos seus anéis, compostos por gelo, que refletem até 80% da radiação solar. Saturno possui 18 satélites naturais, sendo o maior deles conhecido como Titã.

Urano

Urano possui cor azulada devido à presença de metano.
Urano possui cor azulada devido à presença de metano.

Urano, um dos planetas gasosos, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar, estando a, aproximadamente, 2.880.990.000 km do Sol. Suas características assemelham-se às de Júpiter e Saturno.

É constituído por gases como hidrogênio, hélio e metano, que lhe confere a cor azulada. A temperatura no planeta pode chegar a -200ºC. O planeta possui um sistema de anéis, descoberto em 1977, e possui cerca de 27 satélites naturais. O planeta possui também, aproximadamente, 27 luas.

Netuno

Netuno é o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol.
Netuno é o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol.

Netuno foi descoberto em 1845 e não pode ser visto a olho nu. É o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol, estando a cerca de 4.504.300.000 km de distância desse.

Sua composição assemelha-se a dos demais planetas gasosos, sendo constituído por gases como o hidrogênio, hélio, e metano. A temperatura no planeta é extremamente baixa, chegando a -218ºC. O planeta possui cerca de 13 satélites naturais e também apresenta um sistema de anéis.

Por que Plutão não é um planeta?

Plutão não é mais considerado um planeta.
Plutão não é mais considerado um planeta.

Plutão era considerado um planeta do Sistema Solar até 2006. Contudo, a União Astronômica Internacional (UAI) o “rebaixou” à categoria de planeta anão, considerando que as novas descobertas astronômicas apontavam a existência de diversos corpos celestes com características semelhantes às de Plutão. Sendo assim, seria necessário aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova classificação para esses corpos celestes encontrados.

Curiosidades

  • Um dia no planeta Vênus corresponde a mais que um ano no planeta Terra.

  • Existem diversos vulcões na superfície de Marte. Esses encontram-se inativos, e o mais conhecido é o Olympus Mons.

  • Mercúrio não é o planeta mais quente, apesar de ser o mais próximo do Sol. O planeta mais quente é Vênus, devido à concentração de gás carbônico que há nele.

  • Vênus é o único planeta de rotação retrógrada, diferentemente de todos os outros.

Caso tenha mais interesse nesse assunto, leia nosso texto: Curiosidades sobre o Sistema Solar.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Planetas do Sistema Solar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/planetas-2.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

Lista de exercícios


Exercício 1

O Sistema Solar é composto por um total de oito planetas. O conceito de planeta está atrelado a determinadas características, entre elas:

A) contar com iluminação direta do Sol e ter água.

B) possuir mais de uma lua e receber luz do Sol.

C) apresentar estrelas e possuir oxigenação do ar.

D) ter equilíbrio estático e orbitar ao redor do Sol.

e) dispor de uma lua e ter uma estrutura redonda.

Exercício 2

Como é corretamente denominada a teoria que justifica a formação do Sistema Solar?

A) Teoria celular

B) Teoria da nebulosa

C) Teoria da deriva

D) Teoria das cordas

E) Teoria planetária

Artigos Planetas do Sistema Solar


Geografia

Júpiter

Conheça Júpiter e suas características. Entenda o significado do nome desse planeta. Descubra curiosidades interessantes sobre o maior planeta do Sistema Solar.

Representação de Marte, quarto planeta a partir do Sol. Em função de sua coloração, é chamado também de Planeta Vermelho.
Geografia

Marte

Você sabia que um ano em Marte equivale a quase dois anos terrestres? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o Planeta Vermelho, quarto do Sistema Solar.

Geografia

Mercúrio

Conheça Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar. Entenda sua composição, órbita terrestre e as variações térmicas.

Planeta Netuno
Geografia

Netuno

O Planeta Netuno é o mais distante do sol. Clique e saiba mais sobre suas principais características!

O Planeta Terra é conhecido como Planeta Azul, por ter 70% da sua superfície coberta de água.
Geografia

Planeta Terra

Aprenda mais sobre o Planeta Terra. Saiba quais são suas principais características e como está dividida sua estrutura interna e externa. Veja também curiosidades.

Geografia

Planeta Urano

Conheça Urano, o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Leia sobre as suas principais características e estrutura, e descubra algumas de suas curiosidades.

Planeta Netuno
Geografia

Planetas Gasosos

Você sabe quais são os planetas gasosos? Clique aqui e descubra!

Planeta Mercúrio
Geografia

Planetas Terrestres

Clique aqui e conheça as características dos planetas terrestres do Sistema Solar.

Geografia

Saturno

Clique aqui e leia sobre o Saturno, planeta conhecido pela beleza do seu sistema de anéis. Estude suas características e saiba mais sobre as missões de exploração.

Vênus, o planeta mais quente do sistema solar
Geografia

Vênus

O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra. Clique e confira!

PUBLICIDADE

Estude agora


Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...

Variabilidade genética

Sempre que falamos de variabilidade genética, analisamos genótipos e fenótipos, observamos novas características,...