Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ilusão de Óptica

Na ilusão de ótica, a visão humana é enganada, fazendo com que a pessoa enxergue um objeto que não está presente, tendo, assim, uma falsa visão.

O que você vê na imagem? Um sapo ou um cavalo?
O que você vê na imagem? Um sapo ou um cavalo?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em algum momento você já deve ter se deparado com alguma foto ou imagem de uma ilusão de óptica. Ela mexe bastante com nosso inconsciente, pois muitas vezes ficamos por algum tempo sem saber o que está ocorrendo.

Damos o nome de ilusão de óptica às ilusões que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada.

A imagem de um objeto, transmitida pela visão ao cérebro, é decodificada e interpretada. Porém, em determinadas condições, essa interpretação pode ser errônea, pois temos certa dificuldade em comparar ângulos, comprimentos e distâncias. A essa interpretação errônea do que vemos damos o nome de ilusão de óptica.

Vejamos alguns exemplos:

Olhando para os dois segmentos de reta da figura abaixo, à primeira vista poderíamos concluir (erroneamente) que eles possuem comprimentos diferentes. Entretanto, com o auxílio de uma régua você perceberá que eles são congruentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os dois segmentos de reta possuem o mesmo tamanho

Quanto à figura abaixo, observamos que os dois segmentos GF e MN parecem ter comprimentos diferentes. Novamente, com o auxílio de uma régua, você verá que são congruentes.

Os segmentos GF e MN possuem o mesmo tamanho, embora à primeira vista pareça o contrário

Uma figura propositalmente desenhada com erros de perspectiva também pode levar a uma ilusão de óptica. Na figura abaixo, uma pessoa que descesse as escadas estaria ao nível do chão. Mas, como a imagem foi elaborada para que nossos olhos não consigam desvendar o mistério, dizemos que estamos diante de uma ilusão de óptica.

Relatividade (1953), de M. C. Escher
Relatividade (1953), de M. C. Escher


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Ilusão de Óptica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/ilusao-optica.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante