Whatsapp

Nitrogênio

Química

O Nitrogênio, ametal presente na família VA da Tabela Periódica, é o elemento mais abundante da atmosfera terrestre e faz parte da composição de diversas substâncias químicas.
PUBLICIDADE

O elemento químico Nitrogênio (cujo símbolo é N) está posicionado no 2º período da família VA (ou grupo 15) da Tabela Periódica e apresenta a seguinte distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling:

O nitrogênio apresenta um número atômico igual a 7, o que indica que ele apresenta no interior do seu núcleo sete prótons e, nos seus níveis, sete elétrons. O número de nêutrons no interior do núcleo depende do isótopo do nitrogênio:

  • Nitrogênio-14 (7N14): Apresenta 7 (resultado da subtração de 14 por 7) nêutrons em seu núcleo;

  • Nitrogênio-15 (7N15): Apresenta 8 (resultado da subtração de 15 por 7) nêutrons em seu núcleo.

História

O Nitrogênio foi descoberto em 12 de Setembro de 1772 por meio da tese de doutorado proposta por Daniel Rutherford na Universidade de Edimburgo, Escócia. Ele, em sua tese, chamou o Nitrogênio de ar nocivo, já que não era capaz de manter a vida.

Antes de sua descoberta, o Nitrogênio já havia sido citado como um gás inerte por vários outros estudiosos geniais, como o francês Lavoisier, o chinês Mao-Khoa, Leonardo da Vinci, W. Scheele, Henry Cavendish e Joseph Priestley.

O nome Nitrogênio foi proposto por Jean-Antoine Claude Chaptal, em 1790, durante seus estudos com ácido nítrico e nitratos.

Características físicas

As características serão divididas em relação ao nitrogênio atômico (encontrado em diversas substâncias químicas) e ao nitrogênio molecular (principal constituinte do ar atmosférico):

a) Nitrogênio atômico

  • Apresenta massa atômica igual a 14,0067u;

  • É um ametal;

  • É um dos elementos mais eletronegativos da Tabela;

  • Possui apenas dois níveis de energia, logo, é um átomo de pequeno raio atômico;

  • É um elemento de alta afinidade eletrônica;

  • É um elemento de alto potencial de ionização;

  • Possui baixa densidade quando comparado com os outros elementos da Tabela Periódica.

b) Nitrogênio molecular

O nitrogênio encontra-se na forma molecular N2, ou seja, interage com outro átomo de nitrogênio, formando uma molécula diatômica com a presença de uma ligação tripla:

  • É uma molécula apolar;

  • Interage com outras moléculas iguais ou diferentes por meio de forças intermoleculares do tipo dipolo induzido;

  • Seu estado físico em temperatura ambiente é o gasoso;

  • Seu ponto de fusão é -210oC;

  • Seu ponto de ebulição é -210oC;

  • Sua densidade é de 1,165 Kg/m3;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Sua massa molar é de aproximadamente 28 g/mol;

  • É um gás incolor, inodoro e insípido.

Fontes de nitrogênio

A principal fonte de nitrogênio molecular (N2) é o ar atmosférico. O gás nitrogênio corresponde a cerca de 78,1% de todos os gases que formam o ar. Já o nitrogênio atômico está presente em diversas substâncias orgânicas e inorgânicas como:

Obtenção do nitrogênio

O nitrogênio é obtido diretamente da atmosfera por meio de dois métodos de separação:

Inicialmente o ar atmosférico é submetido ao método da liquefação fracionada, no qual todos os componentes presentes no ar são transformados em líquidos. Após a liquefação fracionada, a mistura formada por líquidos é submetida ao método da destilação fracionada, no qual todos eles são separados uns dos outros.

Utilizações do Nitrogênio

  • Produção de amônia (NH3) pela síntese com o gás hidrogênio (H2), representada pela equação a seguir:

N2(g) + H2(g) → NH3(g)

O gás amônia, produzido a partir do gás nitrogênio, é denominado de gás refrigerante e é muito utilizado na produção de gelo e na manutenção de baixas temperaturas na indústria.

  • Utilizado em processos químicos quando se deseja uma atmosfera inerte, ou seja, sem a presença de gases que reagiriam com os materiais utilizados;

  • O nitrogênio, no estado líquido, é utilizado para o congelamento de produtos alimentícios, transporte de alimentos e armazenamento de células reprodutivas (espermatozoides e óvulos);

Células armazenadas em um reservatório de nitrogênio líquido
Células armazenadas em um reservatório de nitrogênio líquido

  • Utilizado em tanques de combustível para foguetes;

  • Utilizado para encher pneus de alto desempenho (como os de corrida);

  • Utilizado na medicina nuclear (em alguns equipamentos de tomografia);

  • Utilizado na fabricação de aço inoxidável;

  • O elemento nitrogênio faz parte da composição de substâncias orgânicas explosivas, como o trinitrotolueno e a nitroglicerina;

  • O nitrogênio é um elemento primordial na formação de sais de nitrato e ureia, muito utilizados na produção de adubos;

  • O nitrogênio faz parte da composição de aminoácidos e ácidos nucleicos.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Sigla do elemento químico Nitrogênio
Sigla do elemento químico Nitrogênio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Nitrogênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nitrogenio.htm. Acesso em 24 de fevereiro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça mais sobre o ciclo do nitrogênio, um ciclo biogeoquímico importante que garante a circulação desse elemento. Neste texto, abordaremos cada etapa do ciclo do nitrogênio, falaremos de sua importância e enfocaremos o papel das bactérias nesse processo. Apresentaremos, ainda, exercícios sobre o tema.
Saiba o que é o nitrato de amônio, quais são as suas características e de que forma ele pode ser utilizado. Veja também os riscos que esse composto oferece.
Conheça o boro. Saiba sobre suas características e propriedades. Aprenda quais são as suas formas de obtenção, além de suas aplicações comerciais.
Saiba mais sobre a história do chumbo, suas propriedades, aplicações comerciais e formas de obtenção.
Saiba mais sobre as propriedades químicas do telúrio. Veja também quais são suas aplicações e suas formas de obtenção.
Aprenda um pouco mais a respeito das proteínas conferindo aspectos como estrutura, funções, tipos e como obtê-las por meio da alimentação.
Entenda o que são peptídeos. Veja quais são as principais funções dessas importantes cadeias de aminoácidos. Aprenda a diferença entre polipeptídeos e proteínas.
Peptídeos, unidade elementar na constituição de uma proteína, Função amina, Função ácido carboxílico, compostos anfóteros, aminoácidos essenciais, valina, lisina, triptofano, leucina, isoleucina, fenilalanina, metionina, treonina, composição das nucleopro
Quais os critérios usados para montar a Estrutura da tabela.
Clique aqui e saiba mais sobre os fenômenos que envolvem a vaporização e a condensação, mudanças de estado físico que ocorrem com líquidos e gases.