Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lua

Geografia

A lua é um satélite natural do planeta Terra. Ela é o único corpo celeste a receber seres humanos.
O tamanho da lua é 80 vezes menor ao tamanho do planeta Terra
O tamanho da lua é 80 vezes menor ao tamanho do planeta Terra
PUBLICIDADE

A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km. Estima-se que exista um número superior a 150 Luas no Sistema Solar, somente Netuno possui treze; Saturno, quarenta e oito; e Júpiter, sessenta e duas. A maior Lua do Sistema Solar é Titãn, seu tamanho é duas vezes superior ao da lua terráquea. A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos.

O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.

Esse corpo celeste é visto da Terra e exibe várias fases, mesmo assim expõe sempre a mesma face. O tempo gasto para realização do movimento de rotação é o mesmo para o de translação. No movimento de rotação a lua gira em torno de si mesma, sendo necessários 27 dias e 7 horas (tempo igualmente gasto para o movimento de translação - deslocamento em torno do Sol).

A face da Lua iluminada apresenta uma temperatura de aproximadamente 127°C, enquanto que a face não iluminada gira em torno de – 170°C

Ao contrário do planeta Terra, a Lua não possui atmosfera. A superfície lunar permanece ilesa por milhões de anos, exceto as crateras causadas pelas colisões de meteoritos.

A Lua interfere diretamente nas marés, em razão das águas oceânicas serem atraídas durante o deslocamento orbital desse corpo celeste.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Lua"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lua.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui para conhecer como e por que ocorrem as fases da Lua. Veja qual é a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol em cada fase.
O sobe e desce das marés têm relação direta com o nosso satélite natural. Entenda como a lua influencia o movimento das águas do nosso planeta.
Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!
Descubra a razão de eventualmente podermos enxergar a lua durante o dia.
Saiba o que foi o Programa Apollo e que importância ele teve no contexto da corrida espacial durante a Guerra Fria.
Clique e saiba mais sobre os satélites artificiais, equipamentos que orbitam a Terra e desempenham diversas funções.
Clique aqui e entenda como ocorre o fenômeno da Superlua, que somente voltará a acontecer de forma igual em 2034.