close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Luz Polarizada

A luz polarizada pode ser obtida por meio de um aparelho chamado polarizador, que tem a capacidade de direcionar o feixe de luz em um único plano.

A luz de uma lâmpada incandescente não é polarizada, porque ela se propaga em todas as direções
A luz de uma lâmpada incandescente não é polarizada, porque ela se propaga em todas as direções
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um conceito importante no estudo da Isomeria Óptica é o da luz polarizada. É necessário que o estudante entenda do que se trata, porque os compostos somente são considerados isômeros ópticos se desviarem o plano de vibração da luz polarizada. Vejamos então o seu conceito e como ela é obtida:

A luz branca, como a luz solar e a luz de lâmpadas incandescentes, é um tipo de luz não polarizada, pois quando ela é emitida, de modo geral, seus raios se propagam em todos os planos.

Isso ocorre porque a luz branca é composta de ondas eletromagnéticas que vibram em infinitos planos perpendiculares à direção de propagação da luz. Essa luz natural é denominada de policromática e costuma ser representada da seguinte forma:

Luz não polarizada, vibração em diversos planos

Já a luz polarizadaé aquela que varia em apenas um plano e pode ser representada por:

Luz polarizada, vibração em apenas um plano

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pode-se obter a luz polarizada passando a luz natural por um polarizador ou por uma substância polarizadora. Alguns exemplos são uma lente polarizadora ou um prisma de Nicol.

Essa luz polarizada é usada para estudar a atividade óptica dos compostos orgânicos. Quando ela atravessa determinada substância, pode ocorrer uma das três situações abaixo:

1. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a direita: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de dextrogiro;

2. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a esquerda: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de levogiro;

3. A vibração do plano da luz polarizada não é desviada: Isso significa que o composto é opticamente inativo. Pode ser uma mistura racêmica (50% do dextrogiro e 50% do levogiro) ou ser uma substância que não possui atividade óptica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Luz Polarizada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/luz-polarizada.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

A rosa do povo I Análise literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra A rosa do povo, do poeta brasileiro Carlos Drummond de...