Topo
pesquisar

Polímeros

Química

PVC é um exemplo clássico de polímero.
PVC é um exemplo clássico de polímero.
PUBLICIDADE

Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.

Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.

Nesta seção você vai saber como a polimerização acontece e como os químicos produzem polímeros. Vai conhecer também a diversidade de polímeros existentes atualmente e como os mesmos foram obtidos. E ainda: a conscientização ambiental para o controle do descarte destes materiais no meio ambiente. Não perca a oportunidade de navegar sobre o universo dos polímeros!

 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Listagem de Artigos

artigos Polímeros
PUBLICIDADE
Questão 1

(FATEC-SP)

A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre uma ligação dupla entre dois átomos de carbono, formando-se apenas o polímero. (O polietileno é um exemplo de polímero formado por reação de adição). Considere as seguintes substâncias:

I. 3-bromopropeno-1 (C3H5Br)

II. tetrafluoretano (C2H2F4)

III. propanol-1 (C3H7OH)

IV. cloroeteno (C2H3Cl)

As que poderiam sofrer polimerização por adição são:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) II e IV
 

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA