Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Poliuretano por uma boa causa

Química

Poliuretano traz comodidade a lares na África do Sul
Poliuretano traz comodidade a lares na África do Sul
PUBLICIDADE

Já é muito bom saber que o avanço na indústria de polímeros traz benefícios aos homens, ainda mais quando se sabe que o material está sendo utilizado por uma boa causa. O poliuretano sai na frente quando o assunto é conforto, e em razão dessa propriedade ele foi escolhido para amenizar a situação precária de residências em países subdesenvolvidos.

As cabanas de ferro retorcido, características dos países mais pobres, são extremamente desconfortáveis em virtude do calor intenso e da proliferação de insetos. O poliuretano na forma de espuma rígida (compensado) é então instalado e resolve bem o problema por ser isolante térmico e até mesmo acústico.

O poliuretano para estes fins vem na forma de um revestimento, pintado com uma resina à prova de fogo (proteção contra os raios UV), que é fixado nas paredes de ferro. O material é barato, ou seja, acessível para a população de baixa renda e, por isso, se tornou uma alternativa para tornar os lares habitáveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Poliuretano por uma boa causa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/poliuretano-por-uma-boa-causa.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabia que os potes de margarina, os cabides e o isopor são todos feitos do mesmo polímero, o poliestireno? Descubra mais aqui!
Entenda o que diferencia um polímero de rearranjo dos polímeros de adição e de condensação, e conheça também o principal polímero dessa classe: o poliuretano.