Descobertas poliméricas

Você sabe como surgiu a borracha e o teflon? Está na hora de conferir como as descobertas químicas contribuíram para o bem-estar do homem. Acompanhe neste contexto, algumas das maiores façanhas da Química Orgânica:

Borracha estável

A borracha natural (na forma de látex) já era conhecida desde o século XVI, apresentava alguns inconvenientes como por exemplo, a baixa resistência física, perda do formato quando submetida a altas temperaturas.

Como obter um material mais resistente que permitisse sua aplicação em vários objetos? A vulcanização da borracha surgiu acidentalmente pelas mãos de Charles Goodyear enquanto realizava experimentos. Ele deixou cair borracha misturada a enxofre em um fogareiro quente e observou que o material não se deformou com o calor. Este processo permite à borracha tornar-se elástica, resistente e estável.

E surge o Teflon

O material que recobre as panelas antiaderentes tem seu histórico iniciado no ano de 1938. Roy Plunkett, um químico da época, pesquisando refrigerantes notou que algo impedia a passagem de gás tetra-fluoretileno na tubulação. Tratava-se do produto da polimerização do gás: o politetrafluoretileno. O material apresentava-se liso, de cor branca e baixa reatividade, que foi nomeado de Teflon.

A primeira aplicação do Teflon foi em bombas atômicas, mas já no ano de 1946 foi usado como revestimento de panelas, o que é um sucesso até os dias atuais.

Veja mais!
Composição do Teflon: como se forma este polímero?
Utilização dos polímeros sintéticos
A invasão dos polímeros

Polímeros - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Politetrafluoretileno: o nosso teflon.

SOUZA, Líria Alves de. "Descobertas poliméricas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/descobertas-polimericas.htm. Acesso em 14 de abril de 2021.