Whatsapp

Classificação dos polímeros sintéticos

Química

PUBLICIDADE

Os químicos aventuraram-se na tarefa de enganchar pequenas unidades (os monômeros) e produzir unidades muito maiores (cadeias poliméricas). É como se tecessem cordas contínuas, ou até mesmo redes.

Os polímeros podem ser classificados de acordo com a estrutura atômica. Conheça agora os tipos de polímeros criados em laboratório por estes cientistas:

Polímeros lineares: são compostos de muitos fios longos unidos, como se fossem uma corda contínua.


Polímeros ramificados: possuem pequenos ramos ligados à cadeia principal do polímero. Falando de forma figurada, seria como pequenas linhas amarradas à cadeia principal, neste caso, ao longo do comprimento da corda.



Polímeros de ligação cruzada: este é o tipo mais complexo, imagine pegar as cordas e fazer uma rede com elas. A ligação cruzada é formada por cadeias individuais de polímeros ligadas por correntes laterais. Veja como seria esta estrutura:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Utilização dos polímeros sintéticos
Polímeros biodegradáveis 

Polímeros - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Polímeros lineares são como uma corda contínua
Polímeros lineares são como uma corda contínua

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Classificação dos polímeros sintéticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-polimeros-sinteticos.htm. Acesso em 12 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a fonte de obtenção da borracha natural, a produção das borrachas sintéticas, suas constituições e aplicações.
Muitos materiais em nosso cotidiano são formados por copolímeros. Descubra quais são esses materiais lendo este artigo.
Saiba o que é uma fibra de carbono, como ela é fabricada, suas principais propriedades e por que ela é tão versátil e de larga aplicação.
Conheça o plástico verde, um biopolímero que promete ajudar na diminuição do problema do acúmulo de lixo pelos plásticos.
Você sabia que os potes de margarina, os cabides e o isopor são todos feitos do mesmo polímero, o poliestireno? Descubra mais aqui!
Conheça a constituição química do polímero PVC (policloreto de vinila), muito usado na produção de tubulações e materiais de couro sintético.
Entenda o que diferencia um polímero de rearranjo dos polímeros de adição e de condensação, e conheça também o principal polímero dessa classe: o poliuretano.
Substâncias Sintéticas, metileno-dimetoxi- metanfetamina, substância fortemente pisicoativa, ecstasy, MDMA, sacarina, ciclamato, plásticos, acrílico, detergentes, borracha natural, borrachas orgânicas, borracha sintética, hidrocarbonetos sintéticos, polia