Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Polímeros biodegradáveis

Química

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar da Bioespuma? Ela é um composto biodegradável que foi elaborado para substituir o isopor.
A obtenção da Bioespuma é feita a partir do óleo de mamona. O processo consiste em uma síntese que envolve reações químicas entre o óleo de mamona e amido, reações que são denominadas de esterificações. Veja o esquema de obtenção da Bioespuma e o seu processo de deterioração:
 


Observe que os produtos finais do processo de Biodegradação são: água (H2O) + gás carbônico (CO2).

O isopor por sua vez, possui desvantagens por ser derivado do petróleo, que é um recurso não renovável e, além disso, não é biodegradável, o que significa que pode levar anos para se decompor na natureza.

A deterioração da espuma é mais rápida, o tempo estimado é de oito meses a um ano para que desapareça completamente do meio ambiente. A ação da luz e do calor acelera a degradação da Bioespuma, fato este que explica porque no verão a decomposição é mais rápida (mais ou menos três meses).

Além de ser biodegradável, a Bioespuma é segura em caso de incêndios, pois não é tóxica e nem propaga chamas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Polímeros e poluição

Polímeros - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Polímeros biodegradáveis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polimeros-biodegradaveis.htm. Acesso em 29 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a constituição química do amido, quais são as suas fontes na alimentação e outras aplicações desse polissacarídeo no cotidiano.
Conheça a fonte de obtenção da borracha natural, a produção das borrachas sintéticas, suas constituições e aplicações.
Muitos materiais em nosso cotidiano são formados por copolímeros. Descubra quais são esses materiais lendo este artigo.
Você sabia que os potes de margarina, os cabides e o isopor são todos feitos do mesmo polímero, o poliestireno? Descubra mais aqui!
Conheça a constituição química do polímero PVC (policloreto de vinila), muito usado na produção de tubulações e materiais de couro sintético.
Entenda o que diferencia um polímero de rearranjo dos polímeros de adição e de condensação, e conheça também o principal polímero dessa classe: o poliuretano.
Substâncias Sintéticas, metileno-dimetoxi- metanfetamina, substância fortemente pisicoativa, ecstasy, MDMA, sacarina, ciclamato, plásticos, acrílico, detergentes, borracha natural, borrachas orgânicas, borracha sintética, hidrocarbonetos sintéticos, polia