Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Polímeros e Poluição

Química

São necessários de 100 a 150 anos para que as embalagens plásticas sejam degradadas no meio ambiente
São necessários de 100 a 150 anos para que as embalagens plásticas sejam degradadas no meio ambiente
PUBLICIDADE

A partir da década de 1960 iniciou-se o processo de modernização das embalagens para produtos industrializados. Foi a partir daí que começaram os problemas: antes dessa época as embalagens utilizadas para sólidos eram papéis e papelão, e para os líquidos eram as latas e vidros.

Com a revolução das embalagens, surgiram as embalagens plásticas que são derivadas de polímeros, estas são mais usadas devido algumas vantagens que apresentam. Elas são obtidas a baixo custo, são impermeáveis, flexíveis e ao mesmo tempo são resistentes a impactos. Sendo assim, foram substituindo as antigas embalagens até serem usadas em larga escala como nos dias atuais.

Durante muitos anos as embalagens plásticas estão sendo despejadas em aterros sanitários, mas o fato de não serem biodegradáveis faz com que se acumulem no ambiente conservando por muitos anos suas propriedades físicas, já que possuem elevada resistência.

São necessários de 100 a 150 anos (aproximadamente) para que os polímeros sejam degradados no ambiente. Por isso a poluição causada pelos polímeros se tornou uma preocupação em escala mundial, além de poluir rios e lagos, polui também o solo de um modo geral.

Os grandes vilões deste século são os materiais poliméricos como as garrafas PET de refrigerantes, que acarretam problemas ambientais pelas características de serem descartáveis. A poluição pelos polímeros poderia ser minimizada com a reciclagem dos plásticos ou o emprego de polímeros biodegradáveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Detergentes e poluição
Polímeros biodegradáveis

Aula sobre polímeros

Polímeros - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Polímeros e Poluição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a fonte de obtenção da borracha natural, a produção das borrachas sintéticas, suas constituições e aplicações.
Muitos materiais em nosso cotidiano são formados por copolímeros. Descubra quais são esses materiais lendo este artigo.
Saiba o que é uma fibra de carbono, como ela é fabricada, suas principais propriedades e por que ela é tão versátil e de larga aplicação.
Você sabia que os potes de margarina, os cabides e o isopor são todos feitos do mesmo polímero, o poliestireno? Descubra mais aqui!
Entenda o grande problema de poluição ambiental causado pelo uso excessivo e mal planejado dos agrotóxicos e fertilizantes na agricultura.
Conheça a constituição química do polímero PVC (policloreto de vinila), muito usado na produção de tubulações e materiais de couro sintético.
Entenda o que diferencia um polímero de rearranjo dos polímeros de adição e de condensação, e conheça também o principal polímero dessa classe: o poliuretano.
Substâncias Sintéticas, metileno-dimetoxi- metanfetamina, substância fortemente pisicoativa, ecstasy, MDMA, sacarina, ciclamato, plásticos, acrílico, detergentes, borracha natural, borrachas orgânicas, borracha sintética, hidrocarbonetos sintéticos, polia