PUBLICIDADE
A camisinha, um dos métodos contraceptivos mais seguros e que oferece proteção contra todas as doenças sexualmente transmissíveis, é composta de polímeros. A cada dia a ciência evolui e inova os produtos e o método contraceptivo mais popular não poderia ficar de fora.
O poliuretano é o polímero desenvolvido para compor preservativos mais resistentes que os de látex. E mais, o material é super leve, o que permite que sejam mais finos e confortáveis.
E por que esse polímero consegue ser tão leve? Para entender é preciso saber como os químicos preparam esse material. O polímero é um produto da reação de moléculas que tem um grupo álcool com outras que tem grupos isocianato. À medida que a molécula se mistura, uma forte ligação química se forma, e a adição de líquido volátil faz com que bolhas de gás se formem no plástico. Daí o porquê da constituição do poliuretano ser 95% de gás, o que o torna altamente leve.
Só para demonstrar quão versátil é o poliuretano, conheça suas outras aplicações: nos carros, é usado como enchimento de assentos, revestimento à prova de som embaixo dos carpetes, painéis isolantes, etc. Apesar de ser usado em muitos dos acessórios do automóvel, o material garante conforto e leveza ao veículo, o que resulta em economia de combustível.
Por Líria Alves
Graduada em Química