Topo
pesquisar

PET: plástico do momento

Química

Os recipientes PET chegaram para revolucionar
Os recipientes PET chegaram para revolucionar
PUBLICIDADE

PET, como é conhecido o polímero Polietilenotereftalato, chegou para revolucionar o mundo dos tecidos e embalagens. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial e a cada dia vem sendo mais utilizado. Veja a história deste polímero:

O PET teve sua descoberta em 1941 pelos químicos Rex Whinfield e James Dickson. Enquanto trabalhavam com etilenoglicol, Rex e James notaram o aparecimento de um material pegajoso que, quando esticado, dava origem a longas e resistentes fibras, se tratava de um éster capaz de formar cadeias poliméricas (polímeros). Devido a esta composição, foi definido como poliéster.

O poliéster é usado até hoje para compor tecidos que não amarrotam, talvez por esta vantagem esteja a tanto tempo no mercado. Nos últimos anos foi empregado na fabricação de garrafas descartáveis, e recebeu a nomenclatura PET, esta é a definição própria para as embalagens compostas por poliésteres. Com as vantagens de ser facilmente manuseado e transportado, o PET se torna mais uma das praticidades do século XXI que chegou para substituir o vidro (pesado e frágil).

Perigo ao meio ambiente:

A utilização e descarte inapropriados do PET, pelo fato de não ser biodegradável, o transformaram em um vilão para a natureza. Podemos comprovar isso observando a quantidade dessas embalagens lançadas diariamente nas rodovias, beira de rios e em locais urbanos. A única solução para este grande problema é a reciclagem, a coleta seletiva é muito importante neste caso, através dela os plásticos são selecionados para posterior transferência ao tratamento especial que permite reutilizá-los novamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "PET: plástico do momento "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/pet-plastico-momento.htm>. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola