Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Polímeros termoplásticos e termofixos

O que torna um plástico resistente?
O que torna um plástico resistente?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O comportamento térmico de polímeros é uma questão bem interessante que envolve a composição química destes materiais. Para fazer um teste seria bem simples: coloque um brinquedo infantil de plástico (bola ou boneca) sob o sol escaldante, o que ocorre? Ele adquire uma consistência macia como se estivesse derretendo não é isso?

Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A vantagem deste material está na remoldagem, pois estes plásticos podem ser reciclados várias vezes.

Já os termofixos, como o próprio nome diz, possuem uma estrutura mais rígida, tudo se explica pela estrutura que os compõem: ligações cruzadas unem os fios de polímeros. Durante o preparo deste tipo de plástico, o mesmo é aquecido para formar pontes fixas na estrutura polimérica.

A baquelita é um exemplo de plástico termofixo, ela é usada para compor cabos de frigideira por ser dura, resistente e não condutora (o cabo não se aquece no fogo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Polímeros termoplásticos e termofixos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polimeros-termoplasticos-termofixos.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas