Topo
pesquisar

Polímero PVC

Química

O PVC é o polímero de adição policloreto de vinila, que na forma rígida é usado principalmente em dutos e tubos para água e esgoto.
PUBLICIDADE

Os polímeros de adição são formados pela reação de adição sucessiva de monômeros iguais. O PVC - sigla para policloreto de vinila (do inglês, polyvinyl chloride) - é um polímero de adição, pois ele é formado pela adição de um número muito grande de moléculas de cloreto de vinila ou cloreto de etenila, conforme mostrado abaixo:

Reação de formação do policloreto de vinila

A massa molar média varia de 50 000 a 100 000 g/mol. Dependendo da forma como é produzido, pode-se formar o PVC flexível (densidade varia de 1,16 a 1,35 g/cm3) ou o PVC rígido (densidade varia entre 1,30 e 1,58 g/cm3). A diferença é que o PVC flexível, também chamado de PVC plastificado, recebe a adição de plastificantes, que são materiais viscosos, como o ftalatos, que saturam a matriz tridimensional da resina plástica, tornando-a mais flexível.

Esse tipo de PVC é usado, por exemplo, como substituto do couro, na fabricação de sapatos, bolsas, roupas, na forração de móveis e no estofamento de automóveis. É usado também em películas para embalar alimentos, fraldas, toalhas de mesa, cortinas de banheiros, revestimentos de fios e cabos elétricos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Botas de couro sintético (PVC flexível)

Quando não há a adição dos plastificantes, o PVC fica rígido e sua principal utilização é nos tubos para encanamento. O símbolo de reciclagem desse polímero é dado abaixo:

O símbolo de reciclagem dos materiais feitos do polímero PVC, como os tubos de encanamento, é o número 3 no centro de um triângulo feito por setas

A reciclagem do PVC produz esteiras de chão, canos e mangueiras.

A incineração do PVC não é recomendada, pois ele é muito instável na presença de calor e luz, sendo degradado em temperaturas muito baixas, cerca de 130ºC. Sua incineração libera água, gás carbônico e fuligem, além de, como mostra a reação abaixo, liberar também ácido clorídrico, que é tóxico e diminui as propriedades mecânicas de outros polímeros no processo de reciclagem.

________calor

[CH2CHCl]n → [CH=CH]n(s) + HCl(g)


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O PVC (policloreto de vinila) é usado principalmente na produção de tubos e conexões para encanamentos
O PVC (policloreto de vinila) é usado principalmente na produção de tubos e conexões para encanamentos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Polímero PVC"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polimero-pvc.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola