Polímero PVC

Química

O PVC é o polímero de adição policloreto de vinila, que na forma rígida é usado principalmente em dutos e tubos para água e esgoto.
PUBLICIDADE

Os polímeros de adição são formados pela reação de adição sucessiva de monômeros iguais. O PVC - sigla para policloreto de vinila (do inglês, polyvinyl chloride) - é um polímero de adição, pois ele é formado pela adição de um número muito grande de moléculas de cloreto de vinila ou cloreto de etenila, conforme mostrado abaixo:

Reação de formação do policloreto de vinila

A massa molar média varia de 50 000 a 100 000 g/mol. Dependendo da forma como é produzido, pode-se formar o PVC flexível (densidade varia de 1,16 a 1,35 g/cm3) ou o PVC rígido (densidade varia entre 1,30 e 1,58 g/cm3). A diferença é que o PVC flexível, também chamado de PVC plastificado, recebe a adição de plastificantes, que são materiais viscosos, como o ftalatos, que saturam a matriz tridimensional da resina plástica, tornando-a mais flexível.

Esse tipo de PVC é usado, por exemplo, como substituto do couro, na fabricação de sapatos, bolsas, roupas, na forração de móveis e no estofamento de automóveis. É usado também em películas para embalar alimentos, fraldas, toalhas de mesa, cortinas de banheiros, revestimentos de fios e cabos elétricos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Botas de couro sintético (PVC flexível)

Quando não há a adição dos plastificantes, o PVC fica rígido e sua principal utilização é nos tubos para encanamento. O símbolo de reciclagem desse polímero é dado abaixo:

O símbolo de reciclagem dos materiais feitos do polímero PVC, como os tubos de encanamento, é o número 3 no centro de um triângulo feito por setas

A reciclagem do PVC produz esteiras de chão, canos e mangueiras.

A incineração do PVC não é recomendada, pois ele é muito instável na presença de calor e luz, sendo degradado em temperaturas muito baixas, cerca de 130ºC. Sua incineração libera água, gás carbônico e fuligem, além de, como mostra a reação abaixo, liberar também ácido clorídrico, que é tóxico e diminui as propriedades mecânicas de outros polímeros no processo de reciclagem.

________calor

[CH2CHCl]n → [CH=CH]n(s) + HCl(g)


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O PVC (policloreto de vinila) é usado principalmente na produção de tubos e conexões para encanamentos
O PVC (policloreto de vinila) é usado principalmente na produção de tubos e conexões para encanamentos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Polímero PVC"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polimero-pvc.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Os compostos organoclorados são muito conhecidos em razão dos problemas ambientais que os pesticidas constituídos por eles causam. Saiba mais aqui!
Polímeros obtidos por síntese.
Poluição causada pelos polímeros.
Classificação dos polímeros?
Classificação dos polímeros de adição e de condensação.
Principais utilizações dos polímeros produzidos artificialmente.
A vasta utilização de polímeros na modernidade.
Como surgiu este composto, sua composição e aplicação.
Conheça o processo de obtenção desse polímero.
Origem das extensas cadeias carbônicas.