PUBLICIDADE
O silicone ficou popularmente conhecido após seu uso na medicina como prótese para estética mamária.
O implante de silicone nas mamas é realizado através de cirurgia, onde o médico especialista faz uma pequena incisão por onde implanta a prótese de silicone em forma de gel, embalada por uma membrana resistente e maleável. Ela é posicionada por entre as glândulas mamárias e o músculo peitoral e precisa ser trocada depois de 15 ou 20 anos.
Agora vamos à química do silicone, que é formado por um esqueleto inorgânico silício-oxigênio (…-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício.
Fórmula estrutural do silicone
Repare que a molécula ilustrada acima é formada por silício e oxigênio intercalados, contendo também grupos orgânicos (CH3) na sua estrutura. Com isso podemos concluir que silicones são um misto de material orgânico e inorgânico com fórmula química geral: [R2SiO]n, onde R é grupo orgânico como metil, etil, e fenil.
Mas as aplicações desse material não dizem respeito somente à estética corporal, ele pode ser ainda empregado na fabricação de impermeabilizantes de superfícies, graxa lubrificante, cera de polimento, adesivos, selantes, colas de silicone, etc.
Por Líria Alves
Graduada em Química