Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Epóxidos

Tacos de golfe são produtos de epóxidos
Tacos de golfe são produtos de epóxidos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Epóxidos são compostos orgânicos, mais precisamente polímeros que se formam a partir da reação do éter cíclico com o bis-fenol. Os epóxidos também são denominados de poliéteres por serem derivados de um éter, podem ser encontrados na forma líquida e incolor, são solúveis em álcool, éter e benzeno.

Como se vê, epóxidos são reativos, as substâncias derivadas deste grupo funcional recebem o prefixo epoxi, e o mais simples é o epoxietano (óxido de etileno). A estrutura molecular de um epóxido é formada por um átomo de oxigênio unido a dois átomos de carbono, que por sua vez estão unidos por uma ligação covalente.

Agora vejamos a funcionalidade desta classe de compostos: os epóxidos são mais conhecidos por sua aplicação em colas, neste caso uma mistura de poliamida e resina epóxi se unem para formar outro polímero de cadeias cruzadas, a estrutura molecular deste novo polímero é extremamente rígida.

Em razão da estrutura rígida, as colas e cimentos do tipo epóxi são usadas para fabricar skates, tacos de golfe, raquetes de tênis, e até em asas e fuselagem de aviões. A resina epóxi possui uma função muito importante nestes casos: manter as fibras unidas.

A maior aplicação de epóxidos na Indústria é no que se refere aos composites, que são constituídos por polímeros sintéticos e servem para dar resistência a objetos. Neste caso a estrutura do polímero é reforçada pela presença de fibras envolvidas por material plástico (resinas epóxi).

Um exemplo da resistência alcançada pelos composites está na fabricação da cerâmica. Esse material é enriquecido com fibras de carbono grafite e torna-se menos quebradiço e resistente a altas temperaturas, a prova disso, é que estes composites são usados para fabricar utensílios domésticos como pratos que resistem ao calor do forno.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Epóxidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/epoxidos.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante