Topo
pesquisar

Epóxidos

Química

Tacos de golfe são produtos de epóxidos
Tacos de golfe são produtos de epóxidos
PUBLICIDADE

Epóxidos são compostos orgânicos, mais precisamente polímeros que se formam a partir da reação do éter cíclico com o bis-fenol. Os epóxidos também são denominados de poliéteres por serem derivados de um éter, podem ser encontrados na forma líquida e incolor, são solúveis em álcool, éter e benzeno.

Como se vê, epóxidos são reativos, as substâncias derivadas deste grupo funcional recebem o prefixo epoxi, e o mais simples é o epoxietano (óxido de etileno). A estrutura molecular de um epóxido é formada por um átomo de oxigênio unido a dois átomos de carbono, que por sua vez estão unidos por uma ligação covalente.

Agora vejamos a funcionalidade desta classe de compostos: os epóxidos são mais conhecidos por sua aplicação em colas, neste caso uma mistura de poliamida e resina epóxi se unem para formar outro polímero de cadeias cruzadas, a estrutura molecular deste novo polímero é extremamente rígida.

Em razão da estrutura rígida, as colas e cimentos do tipo epóxi são usadas para fabricar skates, tacos de golfe, raquetes de tênis, e até em asas e fuselagem de aviões. A resina epóxi possui uma função muito importante nestes casos: manter as fibras unidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A maior aplicação de epóxidos na Indústria é no que se refere aos composites, que são constituídos por polímeros sintéticos e servem para dar resistência a objetos. Neste caso a estrutura do polímero é reforçada pela presença de fibras envolvidas por material plástico (resinas epóxi).

Um exemplo da resistência alcançada pelos composites está na fabricação da cerâmica. Esse material é enriquecido com fibras de carbono grafite e torna-se menos quebradiço e resistente a altas temperaturas, a prova disso, é que estes composites são usados para fabricar utensílios domésticos como pratos que resistem ao calor do forno.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais! Composites

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Epóxidos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/epoxidos.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola