Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de polímeros

Polímeros são usados para fabricar diversos produtos
Polímeros são usados para fabricar diversos produtos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

"Polímeros são macromoléculas que se formam a partir da ligação de pequenas moléculas, os monômeros."
A nomenclatura vem do grego: poli = muitos + meros = partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.

Os materiais poliméricos são usados desde a Antigüidade, só que nessa época somente eram usados materiais poliméricos naturais. A novidade é a síntese artificial de materiais poliméricos que é um processo que requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas orgânicas.

Os polímeros sintéticos surgiram para imitar os polímeros naturais, com eles é possível fabricar vários objetos, dentre eles: tubulações para água, sacolas plásticas, pára-choques de automóveis, colas, tintas e chicletes. Mas o que seria os polímeros naturais? a borracha, os polissacarídeos, as proteínas.

Portanto, é possível classificar os polímeros subdividindo-os em dois grupos distintos, denominados polímeros de adição (borracha natural) e condensação (polissacarídeos e proteínas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Tipos de polímeros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-polimeros.htm. Acesso em 18 de julho de 2024.

De estudante para estudante