Topo
pesquisar

Tipos de polímeros

Química

PUBLICIDADE

"Polímeros são macromoléculas que se formam a partir da ligação de pequenas moléculas, os monômeros."
A nomenclatura vem do grego: poli = muitos + meros = partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.

Os materiais poliméricos são usados desde a Antigüidade, só que nessa época somente eram usados materiais poliméricos naturais. A novidade é a síntese artificial de materiais poliméricos que é um processo que requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas orgânicas.

Os polímeros sintéticos surgiram para imitar os polímeros naturais, com eles é possível fabricar vários objetos, dentre eles: tubulações para água, sacolas plásticas, pára-choques de automóveis, colas, tintas e chicletes. Mas o que seria os polímeros naturais? a borracha, os polissacarídeos, as proteínas.

Portanto, é possível classificar os polímeros subdividindo-os em dois grupos distintos, denominados polímeros de adição (borracha natural) e condensação (polissacarídeos e proteínas).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Polímeros biodegradáveis
A invasão dos polímeros

Polímeros - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

 

Polímeros são usados para fabricar diversos produtos
Polímeros são usados para fabricar diversos produtos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Tipos de polímeros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-polimeros.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola