Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cério

Química

Óxido Cério encontra-se na forma de pó colorido
Óxido Cério encontra-se na forma de pó colorido
PUBLICIDADE

Você pode até confundir este elemento com o vizinho Césio, mas precisa saber que um é prejudicial enquanto o outro pode até ajudar a combater a poluição. Os efeitos catastróficos do Césio ficaram conhecidos em razão dos acidentes nucleares decorrentes na história. O Cério por sua vez, não é muito popular, mas devia ser por seus benefícios, ele elimina os poluentes derivados do petróleo.

Então vamos conhecer o Cério: elemento químico com massa atômica 140, número atômico 58, é o segundo elemento da série dos lantanídeos e pertence ao grupo III B da tabela periódica.

Estudos revelam que óxidos de Cério podem diminuir em até 80 % a emissão de gases de motores a combustão, tudo funciona quando se adiciona um volume de Cério ao combustível, este catalisa a queima dos gases poluentes, ou seja, acelera a combustão para não aparecer a fuligem, que é a principal responsável pela poluição atmosférica.

Mas por que a fuligem é perigosa? A fuligem se apresenta como uma fina camada de poeira preta que se acumula sobre as superfícies, como já foi dito, ela é proveniente da combustão, nela estão presentes os chamados elementos particulados, esses são os responsáveis pelas doenças respiratórias de indivíduos que são expostos diariamente a esse tipo de poluição.

Sabe qual é o combustível que mais emite fuligem? É o óleo diesel, combustível de ônibus urbanos, emite mais de 200 mg de elementos particulados a cada quilômetro rodado. Em nível de comparação, pode-se dizer que a gasolina emite apenas 10% deste total, ou seja, apenas 20 mg.

Cério contra a poluição: esta moda tem que pegar, seria uma forma prática e econômica. Prática por que basta adicionar este composto ao combustível que ele já realiza todo o serviço, e econômica porque é necessário apenas um pouco de óxido de cério para realizar a tarefa. Para se ter uma idéia, durante toda a vida útil de um carro seria preciso cerca de 1000 gramas de óxido de Cério para garantir que o veículo não emitisse muitos quilos de compostos poluentes.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Usinas nucleares no combate ao efeito estufa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Cério"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cerio.htm. Acesso em 18 de setembro de 2021.