Topo

Oxirredução

A oxirredução é uma reação química em que a oxidação (perda de elétrons) e a redução (ganho de elétrons) ocorrem simultaneamente.
O enferrujamento é um exemplo de processo de oxirredução

As reações químicas que envolvem transferências de elétrons entre as espécies participantes são chamadas de reações de oxidorredução ou oxirredução. Isso porque quando uma espécie química perde elétrons, diz-se que ela sofreu uma oxidação, enquanto quando se ganha um ou mais elétrons, a espécie química sofreu uma redução.

A redução e a oxidação são processos contrários que ocorrem simultaneamente em uma única reação química. O estudo desse tipo de reação abre um enorme campo de pesquisas com grande importância para a Bioquímica, para a Eletroquímica, para estudos sobre poluição e também para a área de química industrial.

As reações de oxirredução estão presentes nas mais diversas situações de nosso dia a dia, tais como nas indústrias siderúrgicas, nos processos de respiração e na fotossíntese, nas pilhas e baterias usadas nos equipamentos elétricos, nos processos de corrosão, como o enferrujamento, entre outros.

Veja nesta seção os vários aspectos dessas transformações químicas e bioquímicas, que envolvem a mudança na quantidade de elétrons dos átomos das substâncias participantes das reações de oxidorredução.

Listagem de Artigos