Planetas anões

Planetas anões são objetos celestes muito parecidos com os planetas regulares, entretanto apresentam tamanho e massa menores, e orbitam em torno do Sol.

Planetas anões são muito parecidos com os planetas normais. A gravidade dele é suficientemente forte para que eles sejam esféricos, diferentemente dos asteroides, além de orbitarem em torno do Sol ao longo de uma trajetória repleta de corpos, como rochas e asteroides.

Veja também: Sistema Solar: origem, planetas e curiosidades

Características dos planetas anões

As principais características dos planetas anões são as seguintes:

• Orbitam alguma estrela, como o Sol.

• São quase esféricos.

• São acompanhados de muitos outros corpos, como cometas, asteroides ou mesmo outros planetas anões.

Diferenças entre planetas e planetas anões

As diferenças entre os planetas regulares e planetas anões são basicamente os seus tamanhos e, consequentemente, suas massas. Planetas anões não possuem gravidade suficientemente forte para atrair o material espacial que os rodeia, por isso, orbitam o Sol levando consigo uma grande quantidade de asteroides e poeira espacial.

Planetas anões mais próximos da Terra

De acordo com a União Astronômica Internacional, a maior autoridade em nomeação e classificação de objetos celestes, no Sistema Solar, existem cinco planetas anões, são eles:

• Plutão

• Eris

• Ceres

• Makemake

• Haumea

Além desses, muitos corpos do Sistema Solar são cogitados a entrar para a categoria de planetas anões, entretanto, carece-se de observações mais detalhadas. Os astrônomos estimam que possa existir entre centenas e milhares de planetas no Sistema Solar. Vamos aprender um pouco mais sobre os planetas anões conhecidos?

• Plutão

Plutão foi descoberto em 1930, e até 2006 era considerado o nono planeta do Sistema Solar, quando foi reclassificado como um planeta anão. Plutão é o maior planeta anão conhecido, apresenta cinco luas, sendo que a maior delas, Charon, tem a metade do seu tamanho.

A órbita de Plutão não é circular como a dos planetas que orbitam o Sol, por esse motivo, em certas ocasiões, ele fica mais próximo do Sol que Netuno, seu vizinho. Plutão leva cerca de 250 anos para completar uma revolução em torno do Sol. Para saber mais sobre o tema deste tópico, leia: Plutão.

• Eris

Quando descoberto, Eris foi considerado o 10º planeta do Sistema Solar, uma vez que as medidas feitas na época sugeriam que seu diâmetro fosse maior que o de Plutão. Entretanto, medidas mais modernas mostraram o contrário.

Apesar de ser menor que Plutão, Eris é 25% mais massivo e leva um período de 557 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.

Eris foi assim batizado em homenagem à deusa grega da discórdia, uma vez que sua descoberta causou um grande número de controvérsias dentro da comunidade astronômica, levando-a a alterar os critérios usados para classificar planetas anões e planetas regulares.