Topo
pesquisar

Níquel

Química

Níquel na forma de cápsulas
Níquel na forma de cápsulas
PUBLICIDADE

Níquel é um elemento químico de símbolo Ni, número atômico 28 (28 prótons e 28 elétrons) e de massa atômica 58,7 uma. É um elemento de transição localizado no grupo 10 (8 B) da Classificação Periódica dos Elementos. Classifica-se como um metal, encontra-se no estado sólido à temperatura ambiente.

O níquel está presente em nosso corpo em pequena quantidade, cerca de 1 mg em uma pessoa de peso médio. O metal se relaciona ao crescimento e a estimativa é que consumimos 150 mcg de níquel por dia. Os vegetais que contém a enzima uréase, como por exemplo, vagem e feijão, são as principais fontes.

Por outro lado, níquel pode provocar efeitos tóxicos (coceiras e eczemas na pele) e até cancerígenos, se for realizado o contato direto com objetos feitos a partir deste metal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O então conhecido aço inoxidável, vastamente utilizado para compor utensílios de cozinha (panelas e talheres), peças automobilísticas, peças ornamentais, etc, tem níquel em sua composição. Conheça a composição do popular aço inox: 74% de ferro, 18% de crômio e 8% de níquel.

Como se vê, o níquel está presente em pequena quantidade nos objetos citados, o que não acarreta em efeitos nocivos ao organismo humano. As causas tóxicas são mais frequentes em locais onde o metal é manipulado (fábricas, indústrias), neste caso é viável tomar os devidos cuidados.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Níquel"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/niquel.htm>. Acesso em 18 de abril de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola