O Manganês é um metal e pertence à classe dos metais de transição, possui número atômico 25, está localizado no grupo 7 da Tabela Periódica.
Apresenta as seguintes características físico-químicas:
- peso atômico = 54,983 g;
- densidade = 7,21 a 7,40 g/cm3;
- ponto de fusão=1244ºC; ponto de ebulição 1962ºC;
- é quebradiço, mas apresenta um alto grau de dureza;
- encontra-se no estado sólido na natureza;
- se apresenta como um metal cinza brilhante e ocorre na forma de minerais;
É considerado um elemento estratégico na economia mundial, pois tem amplo uso comercial. Veja algumas das aplicações de Manganês:
• Empregado na produção de vidros, para remover impurezas de ferro, na produção de oxigênio e cloro;
• É usado na fabricação de aços especiais, porque melhora propriedades de forjamento, resistência, rigidez e resistência ao desgaste. Também na obtenção de alguns aços inoxidáveis de baixo custo (produção de aços representa 85 a 90% da demanda total de manganês);
• Ligado com alumínio e antimônio e com pequena quantidade de cobre, forma um material altamente ferromagnético;
• Os permanganatos são agentes oxidantes fortes e são usados em análise quantitativa e em medicina;
• Usado para descolorir vidros e também para dar coloração violeta, porque em altas concentrações dá uma coloração roxa semelhante à ametista, que por sua vez tem essa cor devido ao manganês presente em sua estrutura.
O manganês é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e encontra-se largamente distribuído em solos, sedimentos, rochas, água e materiais biológicos. Dentre o grande número de compostos de manganês destacam-se os sais: manganatos e permanganatos, exemplo: permanganato de potássio.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SOUZA, Líria Alves de. "Metal Manganês"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metal-manganes.htm. Acesso em 04 de março de 2021.