Topo
pesquisar

Magnésio

Química

PUBLICIDADE

O magnésio está envolvido em funções como produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, por estas e outras razões o magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, ele participa de mais de 300 processos biológicos muito importantes.

Se você deseja evitar a cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos, acrescente magnésio em sua dieta alimentar, ele participa de centenas de reações metabólicas.

A deficiência de magnésio é rara, o corpo de um adulto apresenta aproximadamente 25 gramas desse micronutriente, quantidade satisfatória, mas a deficiência de magnésio causa doença de Crohn, síndrome da má absorção, doença celíaca, doenças renais e alcoolismo crônico.

Veja as opções de alimentos ricos em magnésio: verduras e legumes verdes, cereais integrais e oleaginosas, já alimentos como carnes e leite apresentam uma quantidade intermediária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Potássio - Mineral que funciona como um eletrólito para a transmissão nervosa.

Sais Minerais - Química Inorgânica 
Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Magnésio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/magnesio.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola