Topo
pesquisar

Ozônio

Química

PUBLICIDADE

Todos nós já ouvimos falar da camada de Ozônio e os perigos que a sua devastação pode ocasionar. Mas o que seria realmente este gás tão essencial para a conservação da vida na Terra?

O gás ozônio é muito simples, pois é formado por apenas três átomos de oxigênio, O3. No entanto, a camada formada por este gás é muito densa e resistente, como isso pode ser possível? Vamos analisar a molécula O3 e saber por quê!

O ozônio é uma substância química natural presente na atmosfera terrestre, é formada por três átomos de oxigênio (O3). Já a camada composta pelo ozônio, popularmente conhecida como “camada de ozônio”, é uma região de nossa atmosfera que tem aproximadamente 30 Km de altura formada adivinhe pelo que? É claro, pelo ozônio. Em determinadas regiões desta camada, a concentração de ozônio se intensifica, o que é melhor ainda para nossa proteção. Mas, infelizmente, em algumas regiões o ozônio fica rarefeito e, então, surgem os chamados “buracos da camada de ozônio”, e é justamente este o problema previsto para o século XXI.

O que necessariamente causa a destruição da camada de ozônio atende pelo nome de CFC (cloro-fluor-carbonetos), os quais são liberados em superfícies ao nível do mar e sobem até alcançar a estratosfera causando a destruição da camada protetora da Terra.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A camada de ozônio é a faixa azul ao redor da Terra
A camada de ozônio é a faixa azul ao redor da Terra

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ozônio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ozonio.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola