Combustão

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A queima de combustíveis (como madeira, gás natural, petróleo ou carvão) vem sendo utilizada há centenas de anos pela humanidade para produzir energia térmica. Queimamos gás butano para cozinhar, gasolina para mover os carros, carvão para produzir energia elétrica. Em todos esses processos, a combustão é utilizada para gerar calor a partir de uma reação química exotérmica de oxidação do combustível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa reação pode ser observada na figura abaixo:

O combustível pode ser o gás, a gasolina, a madeira ou o carvão. O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros.

Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados. Somente a presença do combustível e do comburente não garante o início do processo de combustão. É necessário que se dê um mínimo de energia térmica para iniciar a reação. A energia de ativação é a energia necessária para iniciar o processo de combustão. Uma vez iniciada a reação, ela termina quando acabar o combustível.

Alguns resultados da combustão são:

- a produção de muita energia em forma de calor, que é aproveitada de diversas maneiras, como o simples aquecimento de ambientes, a geração de energia termoelétrica e o funcionamento de motores de carros.

- o consumo do combustível. Quando usamos combustíveis de fontes não renováveis, como o petróleo, ou seus derivados, estamos queimando uma substância que a natureza levou centenas de milhares de anos para fabricar, e cujas reservas são finitas. Por isso, com o passar do tempo, a tendência é que essas reservas se esgotem ou que seja muito difícil extraí-las de forma barata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- outro resultado da queima de combustíveis orgânicos é o aumento da poluição atmosférica. Gases como o SO, SO2, NO, NO2 e NO3 combinam-se com o vapor de água presente na atmosfera, resultando em ácido sulfúrico e ácido nítrico, que retornam para a superfície da Terra em forma de chuva ácida. Outros gases como o CO e CO2, liberados na atmosfera, contribuem para o efeito estufa, que pode ocasionar o aumento da temperatura média do planeta.

O estudo termodinâmico nos permite utilizar, de forma racional, os combustíveis naturais que podemos extrair da natureza. Além de otimizar o processo de queima, podemos diminuir a poluição atmosférica, reaproveitar ao máximo os resíduos sólidos e construir máquinas cada vez mais eficientes.

Atualmente, muito esforço está sendo feito para utilizar fontes renováveis de energia, como a energia solar e combustíveis alternativos, como o álcool e o hidrogênio.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

As maiores reservas brasileiras de carvão mineral localizam-se no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
As maiores reservas brasileiras de carvão mineral localizam-se no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Combustão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/combustao.htm. Acesso em 01 de fevereiro de 2026.
Copiar

Videoaulas


Professor ao lado do escrito "Combustão " em fundo azul.
📽 Reproduzindo

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(Unifor / 2025.1) O biogás é o gás capturado da decomposição de materiais orgânicos e até mesmo esterco ou dejeto humano. Porém, para que este gás possa ser gerado e capturado, a decomposição do material orgânico deve ser anaeróbica. Este processo ocorre porque, sem ar, cria-se um ambiente propício para a proliferação de determinadas bactérias que, durante a decomposição dos materiais orgânicos, causam uma fermentação que solta o biogás, composto em maior quantidade por gases como: metano (CH4) e gás carbônico (CO2), e, em menores volumes, gás sulfídrico (H2S), vapor de água (H2O), nitrogênio (N2) e outros. A purificação deste biogás se faz necessária porque a combustão desta mistura pode agravar os danos ao meio-ambiente.

Disponível em: https://orizonvr.com.br/biogas-o-que-e-producao-e-principaisvantagens/. Acesso em: 08 out. 2024. (Adaptado)

Em relação à combustão desses gases presentes no biogás, analise as afirmativas a seguir.

  1. A combustão do gás metano produz monóxido de carbono e água, sendo o monóxido de carbono mais prejudicial ao efeito estufa.
  2. O gás sulfídrico em combustão libera óxidos de enxofre, que promovem a formação de chuvas ácidas.
  3. A combustão do gás nitrogênio produz a formação de amônia e água, sendo o vapor d'água um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. II.
  2. III.
  3. I e II.
  4. I e III.
  5. I, II e III
Exercício 2

(UEA – SIS – 3ª série/2024) A combustão incompleta de combustíveis fósseis para geração de energia e a queima de plásticos, como policloreto de vinila (PVC), resultam em compostos voláteis que são considerados poluentes atmosféricos, pois não são componentes da composição média do ar.

Dentre os poluentes atmosféricos resultantes dessas queimas, estão os compostos:

  1. CO e N2
  2. CO e HCℓ
  3. N2 e CO2
  4. HCℓ e N2
  5. H2 e CO2
Exercício 3

(Fuvest 2023) O cientista Richard Feynman, prêmio Nobel de Física em 1965, fez comentários sobre o processo de combustão em uma entrevista chamada Fun to Imagine. Segundo ele, à primeira vista, é impressionante pensar que os átomos de carbono de uma árvore não entram em combustão com o oxigênio da atmosfera de forma espontânea, já que existe uma grande afinidade entre essas espécies para a formação de CO2. Entretanto, quando a reação tem início, o fogo se espalha facilmente.

Essa aparente contradição pode ser explicada pois

  1. a reação depende de um processo que concentre o carbono para ocorrer.
  2. o fogo torna a reação desfavorável.
  3. o fogo depende da presença de CO2 para começar.
  4. o átomo de carbono da árvore é muito mais resistente ao O2 do que os átomos de carbono dispersos no fogo.
  5. a reação precisa de uma energia de ativação para começar.
Exercício 4

(UEA – SIS – 1ª série/2021) O gás natural é constituído por hidrocarbonetos, principalmente pelo gás metano (CH4).

Na combustão do gás metano com excesso de comburente (O2), formam-se

  1. H2CO3 e H2
  2. CO e H2
  3. C e H2O2
  4. CO2 e H2O
  5. C2H4 e H2O