Topo
pesquisar

Meteorito

Geografia

O meteorito é um fragmento sólido oriundo de asteroides, planetas ou cometas.
PUBLICIDADE

Os meteoritos são fragmentos sólidos de um meteoroide (oriundos de asteroides, planetas ou cometas), que adentram a atmosfera terrestre, se incandescem pelo atrito com o ar e atingem a Terra. Apresentam tamanhos variados, sendo que alguns se desintegram e atingem a superfície da Terra em forma de poeira, mas também podem ter até metros de diâmetro.

Para que um meteorito chegue à Terra, outros fenômenos devem ocorrer. O primeiro é o meteoroide, que é formado por partículas sólidas de asteroides, planetas ou cometas que se deslocaram de sua órbita através de interações com a Terra. Após esse fenômeno, essas partículas penetram a atmosfera, fato que gera um espetáculo luminoso, denominado meteoro. Somente com a chegada dessas partículas na superfície terrestre que temos o meteorito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme a composição, os meteoritos são classificados em aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso). Normalmente, eles são formados por minerais e liga de ferroníquel, dando resistência ao fogo decorrente do atrito provocado com a atmosfera.

Vários meteoritos atingem a superfície terrestre, mas a maioria já chega em forma de poeira após se desintegrar na atmosfera. No entanto, alguns conseguem romper a atmosfera e atingem a Terra com dimensões consideráveis, como, por exemplo, o meteorito que foi encontrado na Namíbia, cujo peso é de aproximadamente 59 toneladas, apresentando 2,7 metros de comprimento por 2,4 metros de largura.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Meteorito encontrado na Argentina
Meteorito encontrado na Argentina

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Meteorito"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meteorito.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola