Topo
pesquisar

Meteorito

Geografia

O meteorito é um fragmento sólido oriundo de asteroides, planetas ou cometas.
Meteorito encontrado na Argentina
Meteorito encontrado na Argentina
PUBLICIDADE

Os meteoritos são fragmentos sólidos de um meteoroide (oriundos de asteroides, planetas ou cometas), que adentram a atmosfera terrestre, se incandescem pelo atrito com o ar e atingem a Terra. Apresentam tamanhos variados, sendo que alguns se desintegram e atingem a superfície da Terra em forma de poeira, mas também podem ter até metros de diâmetro.

Para que um meteorito chegue à Terra, outros fenômenos devem ocorrer. O primeiro é o meteoroide, que é formado por partículas sólidas de asteroides, planetas ou cometas que se deslocaram de sua órbita através de interações com a Terra. Após esse fenômeno, essas partículas penetram a atmosfera, fato que gera um espetáculo luminoso, denominado meteoro. Somente com a chegada dessas partículas na superfície terrestre que temos o meteorito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme a composição, os meteoritos são classificados em aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso). Normalmente, eles são formados por minerais e liga de ferroníquel, dando resistência ao fogo decorrente do atrito provocado com a atmosfera.

Vários meteoritos atingem a superfície terrestre, mas a maioria já chega em forma de poeira após se desintegrar na atmosfera. No entanto, alguns conseguem romper a atmosfera e atingem a Terra com dimensões consideráveis, como, por exemplo, o meteorito que foi encontrado na Namíbia, cujo peso é de aproximadamente 59 toneladas, apresentando 2,7 metros de comprimento por 2,4 metros de largura.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Meteorito"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meteorito.htm>. Acesso em 25 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola