Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é camada de ozônio?

O que é?

A camada de ozônio é uma camada gasosa localizada na estratosfera que é composta pelo gás ozônio, o qual pode ser degradado pela ação de substâncias como os CFCs.
Fórmulas químicas das moléculas do gás ozônio
Fórmulas químicas das moléculas do gás ozônio
PUBLICIDADE

A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, que fica entre 20 km e 35 km da superfície da Terra.

Representação esquemática de todas as camadas que compõem a atmosfera
Representação esquemática de todas as camadas que compõem a atmosfera

A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.

Um ponto negativo em relação ao gás ozônio é que, na troposfera (camada atmosférica mais próxima da superfície terrestre), ele também está presente, mas em menor quantidade, e participa do smog fotoquímico, ou seja, participa de um fenômeno de poluição atmosférica.

Formação do ozônio

A quantidade de O3 presente na camada de ozônio é constantemente modificada porque os raios ultravioleta, ao chegarem à camada, promovem a separação de um dos oxigênios do ozônio, formando mais gás oxigênio.

O3(g) → O2(g) + O(g)

Além da degradação do ozônio, a radiação ultravioleta também promove a quebra da ligação entre os oxigênios de algumas moléculas de gás oxigênio, como na equação a seguir:

O2(g) → 2O(g)

Em seguida, porém, cada oxigênio livre interage com uma molécula de gás oxigênio, formando uma molécula do gás ozônio (O3), como na equação a seguir:

O + O2(g) → O3(g)

Assim, a quantidade de gás ozônio na camada modifica-se constantemente de forma natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância da camada de ozônio

A existência da camada de ozônio na estratosfera é fundamental, pois ela impede que grande parte das radiações ultravioleta atinja a superfície terrestre. Quando a radiação ultravioleta atinge a superfície terrestre, pode desencadear diversos danos nos mais variados seres vivos, a saber:

  • Desenvolvimento de câncer de pele;

  • Aumento da frequência de ativações da replicação do vírus herpes em indivíduos que o tenham contraído, desenvolvendo as lesões características da doença;

  • Cegueira provocada pelo aumento da catarata em indivíduos com tendência a desenvolvê-la;

  • Aumento da temperatura do planeta (aquecimento global), já que um maior número de raios ultravioleta atinge a superfície da Terra, aumentando a retenção de calor.

Substâncias que prejudicam a camada de ozônio

Entre as substâncias químicas que acabam reagindo e degradando o ozônio, temos:

  • Óxido nítrico (NO): substância produzida a partir da queima de combustíveis fósseis;

  • Óxido nitroso (N2O): substância eliminada por veículos e indústrias químicas;

  • Dióxido de carbono (CO2): substância geralmente produzida em reações químicas de combustão completa;

  • Clorofluorcarbonos (CFCs): substâncias muito utilizadas como propelentes em produtos aerossóis (como desodorante spray), na produção de materiais plásticos e em equipamentos de refrigeração (como geladeiras).

Essas substâncias, de modo geral, prejudicam a camada de ozônio porque, quando atingidas pela radiação ultravioleta, principalmente os CFCs, têm suas moléculas decompostas, fazendo com que seus átomos livres reajam com a molécula de ozônio, transformando-a em uma molécula de gás oxigênio (O2). Essa ocorrência diminui a concentração de ozônio e a filtragem dos raios ultravioleta.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é camada de ozônio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-camada-ozonio.htm. Acesso em 26 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Causas, efeitos, características e as controvérsias a respeito do Aquecimento Global.
O conceito de atmosfera, a divisão de suas camadas e os fatores relacionados à pressão atmosférica.
Saiba tudo sobre a descoberta de quatro novos gases que destroem a camada de ozônio realizada por cientistas de uma Universidade em Londres.
Saiba mais sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e a importância dessa data.
O que existe de tão especial nesta molécula de oxigênio?
O gás freon é um gás altamente inflamável e é um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Confira!
A destruição da camada de ozônio pelos clorofluorcarbonetos.
Forma alotrópica do oxigênio, gás instável, diamagnético, altamente reativo, oxidante extremamente forte, elemento tóxico, ação fotoquímica dos raios ultravioleta, camada de ozônio, ozônio medicinal, ozônio da troposfera, óxido nitroso, compostos orgânico
Revestimento de ozônio que envolve a Terra, por que a camada de ozônio é destruída, liberação de energia, clorofluorcarbonetos, fotodecomposição das moléculas de clorofluorcarbonetos, catalisador da destruição de ozônio, átomo de cloro, raios ultravioleta
Quais as consequências da destruição da camada de ozônio, faixa de luz visível, comprimentos de ondas, energia concentrada, raios ultravioleta, clorofluorcarbonetos, câncer de pele.
Descubra como o crescimento do buraco na camada de ozônio afeta a vida na Terra.
Entenda o que é a camada de ozônio, em que região da atmosfera ela fica, qual é a sua função, como o ozônio é formado e também como ele é destruído.