O que é gravidade?

O que é?

O que é gravidade? Trata-se de uma das quatro forças fundamentais da natureza e está relacionada com os efeitos da atração mútua existente entre corpos massivos.
PUBLICIDADE

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais existentes na natureza. As outras grandezas fundamentais são a força de interação eletromagnética, a força fraca e a força forte. De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.

Gravidade em outros planetas

O valor da gravidade depende da massa e do tamanho de cada planeta, satélite natural, estrela etc. A tabela a seguir apresenta o valor aproximado da aceleração da gravidade para alguns corpos celestes.

Definição mecânica

Do ponto de vista da Mecânica, a gravidade é a força de atração que surge entre dois corpos simplesmente pela presença deles em um ponto do espaço. A lei da gravitação universal de Newton determina que a força de atração gravitacional é diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa os dois corpos.

  • Fg = Força de interação gravitacional (N);

  • G = Constante de gravitação universal (G = 6,67 x 10 – 11 N.m2/kg2);

  • M = Massa do maior corpo (kg);

  • m = Massa do menor corpo (kg);

  • d = Distância entre os corpos (m).

O peso dos nossos corpos é a força com a qual somos atraídos pela Terra. Essa força de atração é mútua, ou seja, se somos atraídos pela Terra, também a atraímos. Todavia, como a massa do planeta é muito superior à dos corpos sobre ela, essa interação é imperceptível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O valor do peso de um corpo depende da aceleração da gravidade à qual está submetido. De acordo com a segunda lei de Newton, o peso pode ser definido como o produto da massa do corpo pela gravidade.

Um corpo de 100 kg tem um peso na Terra igual a 1000 N. Se esse corpo for colocado na Lua, seu peso será de apenas 160 N, mas a massa será a mesma. Não se engane! Mudar de planeta ou ir para a Lua não emagrece ninguém, pois a massa dos corpos é a mesma em qualquer lugar. O fator que se altera é a força de atração entre o corpo e o planeta.

Definição moderna

Os estudos realizados a partir do século XX são denominados de Física moderna. A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo.

Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

O vídeo acima demonstra de forma simples a ideia proposta por Einstein para a gravidade.

Gravidade zero

A sensação de flutuar, como se não houvesse gravidade, sentida por um astronauta no espaço surge em razão de um movimento de queda livre “infinito”. Os objetos no espaço movimentam-se ao redor da Terra sob influência de sua gravidade, mas com uma velocidade horizontal que os concede a sensação de queda perpétua. Essa sensação é chamada de gravidade zero.


Por Joab Silas
Graduado em Física

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é gravidade?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-gravidade.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Será que o peso dos objetos desaparece no espaço? Clique aqui e saiba por que ocorre a flutuação no espaço.
Clique para saber mais sobre os buracos negros, pequenas regiões do espaço com massas gigantescas, entre dezenas e milhões de vezes a massa do Sol. Em razão da sua grande gravidade, a uma distância mínima, nem mesmo a luz consegue escapar de sua grande atração, por isso, é impossível vê-los diretamente.
Descubra como as estrelas de nêutrons surgem. Conheça qual o seu tamanho, seu peso, além de sua densidade. Veja qual dessas estrelas fica mais próxima de nós.
Em 2016, detectamos ondas geradas há 1,3 bilhão de anos! Clique aqui para entender o que são essas ondas gravitacionais!
O estudo das forças gravitacionais
A região próxima à superfície da Terra.
Descubra como é possível pesar astronautas.
Clique aqui e aprenda o que é gravidade e o que é magnetismo!
Analisando a queda de um corpo no vácuo.
Saiba mais sobre a Lei da Gravitação Universal, a qual foi elaborada pelo físico inglês Isaac Newton. Ela relaciona o produto da massa de dois corpos com o inverso do quadrado de sua distância para determinar a intensidade da força de atração gravitacional existente entre eles. Venha entender o assunto aqui!
Características e importância desses dois fenômenos.