Argônio: este é o gás nobre mais abundante em nosso planeta, pertence à classe dos gases inertes que não participam de reações químicas. A maior quantidade de gás Argônio se encontra na mistura gasosa do ar atmosférico, constitui 0,93% do volume do ar que respiramos.
Propriedades periódicas do Argônio: elemento químico de símbolo Ar, número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40 u, se encontra na forma gasosa em temperatura ambiente.
Aplicações do Argônio: este gás tem uma vasta utilização no que diz respeito à conservação de materiais oxidáveis, isto se explica pela propriedade inerte deste gás nobre. Veja onde pode ser empregado:
- Devido a sua pouca reatividade, o Argônio é aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias.
- É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada.
- É considerado protetor para soldas, pois evita oxidação, protegendo-as das substâncias ativas do ar. Esta é a chamada soldagem especial com atmosfera protetora.
- Pode ser usado para inflar airbags de automóveis.
- Lasers a base de Argônio são aplicados na medicina em cirurgias dos olhos.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Veja mais: Xenônio
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SOUZA, Líria Alves de. "Argônio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/argonio.htm. Acesso em 04 de março de 2021.