PUBLICIDADE
A glicólise (do grego: glykýs, açúcar e lýsis, quebra) é um processo que pode ser definido como uma via metabólica na qual uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio. O processo não é visto apenas em vírus.
→ Quais são as etapas da glicólise?
A glicólise é o processo em que a glicose é usada para a formação de ácido pirúvico
A glicólise é um processo que envolve 10 reações enzimáticas e resulta na formação de ácido pirúvico a partir da glicose. Para que o processo ocorra, é necessário que a molécula de glicose seja inicialmente ativada pela adição de fosfatos, os quais são provenientes de duas moléculas de ATP. Apesar do uso de ATP, o processo de glicólise é vantajoso, uma vez que é produzido um total de quatro moléculas de ATP ao final das reações. Assim sendo, o saldo líquido da glicólise é de 2 ATPs.
Durante as reações de glicólise, além do ácido pirúvico formado, observa-se a liberação de quatro elétrons e quatro íons H+. Dois íons H+ e quatro elétrons são capturados por duas moléculas de NAD+ (nicotinamida-adenina), dando origem a moléculas de NADH. O NAD+ nada mais é do que um aceptor de elétrons que consegue capturar elétrons de reações de degradação e levá-los até reações que promovem a síntese de ATP.
Costuma-se dizer que a glicólise apresenta duas etapas: a fase preparatória e a fase de pagamento. Na fase preparatória, observa-se a utilização da energia da hidrólise de ATP. Na fase de pagamento, observa-se a formação de quatro moléculas de ATP e o consequente pagamento das moléculas gastas inicialmente.
A equação que pode representar a glicólise é:
C6H12O6 + 2ADP + 2Pi+ 2NAD+ → 2C3H4O3 + 2ATP + 2NADH + 2H+
→ A glicólise é um processo anaeróbio?
Por não ser necessária a utilização de oxigênio para que a glicose seja quebrada, a glicólise é considerada um processo anaeróbio. As etapas subsequentes, no entanto, dependem da presença ou não desse gás. Caso o oxigênio não esteja presente, é realizado o processo de fermentação. Caso o gás esteja em quantidade suficiente, o processo realizado é a respiração celular, e as reações subsequentes são o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
Por Ma. Vanessa dos Santos