Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Glicólise

A glicólise é um processo anaeróbio que se caracteriza pela formação de duas moléculas de ácido pirúvico a partir de glicose e possui saldo líquido final de 2 ATPs.

A glicose é um importante carboidrato que nos fornece energia
A glicose é um importante carboidrato que nos fornece energia
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A glicólise (do grego: glykýs, açúcar e lýsis, quebra) é um processo que pode ser definido como uma via metabólica na qual uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio. O processo não é visto apenas em vírus.

Quais são as etapas da glicólise?

A glicólise é o processo em que a glicose é usada para a formação de ácido pirúvico
A glicólise é o processo em que a glicose é usada para a formação de ácido pirúvico

A glicólise é um processo que envolve 10 reações enzimáticas e resulta na formação de ácido pirúvico a partir da glicose. Para que o processo ocorra, é necessário que a molécula de glicose seja inicialmente ativada pela adição de fosfatos, os quais são provenientes de duas moléculas de ATP. Apesar do uso de ATP, o processo de glicólise é vantajoso, uma vez que é produzido um total de quatro moléculas de ATP ao final das reações. Assim sendo, o saldo líquido da glicólise é de 2 ATPs.

Durante as reações de glicólise, além do ácido pirúvico formado, observa-se a liberação de quatro elétrons e quatro íons H+. Dois íons H+ e quatro elétrons são capturados por duas moléculas de NAD+ (nicotinamida-adenina), dando origem a moléculas de NADH. O NAD+ nada mais é do que um aceptor de elétrons que consegue capturar elétrons de reações de degradação e levá-los até reações que promovem a síntese de ATP.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Costuma-se dizer que a glicólise apresenta duas etapas: a fase preparatória e a fase de pagamento. Na fase preparatória, observa-se a utilização da energia da hidrólise de ATP. Na fase de pagamento, observa-se a formação de quatro moléculas de ATP e o consequente pagamento das moléculas gastas inicialmente.

A equação que pode representar a glicólise é:

C6H12O6 + 2ADP + 2Pi+ 2NAD+ → 2C3H4O3 + 2ATP + 2NADH + 2H+

A glicólise é um processo anaeróbio?

Por não ser necessária a utilização de oxigênio para que a glicose seja quebrada, a glicólise é considerada um processo anaeróbio. As etapas subsequentes, no entanto, dependem da presença ou não desse gás. Caso o oxigênio não esteja presente, é realizado o processo de fermentação. Caso o gás esteja em quantidade suficiente, o processo realizado é a respiração celular, e as reações subsequentes são o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Glicólise"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/glicolise.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A glicólise é um importante processo que ocorre no interior da célula em que uma molécula de glicose é quebrada

a) em uma molécula de ácido pirúvico.

b) em duas moléculas de ácido pirúvico.

c) em três moléculas de ácido pirúvico.

d) em uma molécula de ácido nucleico.

e) em duas moléculas de ácido nucleico.

Exercício 2

Analisando as alternativas abaixo, marque aquela em que é indicado o local onde acontece o processo de glicólise.

a) na mitocôndria.

b) no cloroplasto.

c) no ribossomo.

d) no retículo endoplasmático.

e) no citosol.