Topo
pesquisar

ATP

Biologia

ATP (adenosina trifosfato) é uma importante molécula formada por adenosina e fosfato que funciona como fonte de energia para a célula realizar seus processos celulares.
ATP é uma molécula que garante o fornecimento de energia para a célula
ATP é uma molécula que garante o fornecimento de energia para a célula
PUBLICIDADE

Adenosina trifosfato, o famoso ATP, é uma molécula que funciona como fonte de energia para a realização da maioria dos processos celulares. Para funcionar corretamente, a célula depende de mecanismos que gerem ATP de acordo com as necessidades celulares.

O que é ATP?

O ATP consiste em uma molécula de adenosina (formada pela união de adenina e uma ribose) ligada a uma série de três grupos fosfato. Observe abaixo a formula estrutural do ATP:

O ATP é formado por uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato

Quando perde um de seus fosfatos, o ATP torna-se ADP, ou adenosina difosfato.

Função do ATP

Como dito anteriormente, o ATP está relacionado com a disponibilidade de energia para uma célula. Quando ele reage com água (processo de hidrólise), forma fosfato inorgânico (Pi) e ADP. Essa reação é responsável por liberar energia, sendo, portanto, uma reação altamente exergônica (que libera energia). Veja essa reação abaixo:

ATP+ H2O → ADP + Pi + energia livre

O ATP é fundamental para fornecer energia livre para as células realizarem suas atividades. Assim sendo, essa energia será utilizada por outras reações que requerem energia (reação endergônica). A molécula de ATP é consumida em aproximadamente um segundo após ser formada.

Vale salientar que essa molécula não atua apenas no fornecimento de energia. Podemos destacar também seu papel no fornecimento de um grupo fosfato para outras moléculas (fosforilar).

Formação do ATP utilizando ADP e Pi

O ATP pode ser formado utilizando-se ADP e fosfato inorgânico, uma reação contrária à hidrólise de ATP. Essa é uma reação endergônica que consome energia, diferentemente da hidrólise. Observe abaixo essa reação:

ADP + Pi + energia livre → ATP+ H2O

Atenção: O ATP é formado em diferentes processos celulares, como a respiração celular que leva a uma produção de 30 moléculas de ATP.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "ATP"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/atp.htm>. Acesso em 20 de maio de 2018.

Assista às nossas videoaulas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA