Topo
pesquisar

Influência da temperatura sobre a Imantação

Física

Em determinadas temperaturas, os materiais ferromagnéticos perdem suas propriedades magnéticas. O estudo da influência da temperatura sobre a imantação se deve a Pierre Curie.
PUBLICIDADE

Os imãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros imãs. Além disso, uma das características de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) é se imantarem fortemente (tornarem-se imãs) na presença de um campo magnético.

Experimentalmente, observa-se que corpos condutores perdem todas as suas propriedades ferromagnéticas quando aquecidos em determinadas temperaturas. Essa temperatura é característica de cada material e recebe o nome de ponto Curie.

O Ponto Curie é a temperatura limite para que o material mantenha-se ferromagnético. Acima dessa temperatura, um material deixa de ser ferromagnético e passa a ser paramagnético. Os materiais paramagnéticos são atraídos pelos imãs, porém, bem fracamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Abaixo temos os valores de temperaturas de alguns materiais que perdem suas propriedades magnéticas quando submetidos a essas temperaturas:

MATERIAL

PONTO CURIE (K)

Ferro (Fe)

1043

Cobalto (Co)

1388

Níquel (Ni)

627

Créditos da Imagem: rook76 e Shutterstock.com


Por Nathan Augusto
​Graduado em Física

Pierre Curie, físico francês que fez estudos sobre a influência da temperatura sobre a imantação.*
Pierre Curie, físico francês que fez estudos sobre a influência da temperatura sobre a imantação.*

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERREIRA, Nathan Augusto. "Influência da temperatura sobre a Imantação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/influencia-temperatura-sobre-imantacao.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola