O Físico e a Radiologia

Física

PUBLICIDADE

O ensino de física é aplicado em diversas áreas. A compreensão de vários fenômenos possibilita avanços tecnológicos que podem ser traduzidos e aplicados em áreas diferentes.
A radiologia faz uso das radiações ionizantes com finalidades de: diagnosticar e tratar estruturas ou órgãos (área médica); avaliar estruturas metálicas (engenharia), dentre outras aplicações.

O conhecimento das radiações ionizantes torna-se importante ao profissional da radiologia, pois é sua principal ferramenta de trabalho.

O profissional responsável por trabalhar este conhecimento junto aos profissionais da radiologia é o físico. Cabe a ele tratar os conceitos fundamentais da radiação do tipo: definição do que vem a ser radiação; radiação eletromagnética; partículas fundamentais; radiações ionizantes; radiações não ionizantes; radioatividade; decaimento radioativo; meia-vida radioativa; efeitos em razão da interação da radiação com a matéria; modelo atômico e todo o conhecimento voltado à radiação.

Esses conhecimentos devem ser trabalhados de acordo com nível de graduação dos estudantes. Se forem alunos do curso técnico, cabe ao físico não aprofundar tanto nos conceitos; para os alunos da graduação a exigência é maior, mas os conteúdos continuam sendo praticamente os mesmos.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A física traduz os conceitos da principal ferramenta
utilizada pelos profissionais da radiologia

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletromagnetismo - Física - Brasil Escola 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "O Físico e a Radiologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-fisico-radiologia.htm. Acesso em 26 de novembro de 2020.