Topo
pesquisar

Conhecendo as propriedades dos ímãs

Física

Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos.
Ímã em forma de “ferradura”
Ímã em forma de “ferradura”
PUBLICIDADE

De acordo com a história das ciências, há muitos séculos o homem observou que algumas pedras possuíam a propriedade de atrair pequenos pedaços de metal e também interagiam entre si. Por apresentarem essa característica de atração por metais, essas pedras passaram a ser denominadas de ímãs. Graças a essas descobertas que as primeiras bússolas foram construídas.

Na física, denominam-se fenômenos magnéticos toda interação que se observa entre ímãs e a interação entre ímãs e materiais de ferro. Desta forma, o termo magnetismo passou a ser empregado para estudar os fenômenos que envolviam ímãs.

Vejamos então as propriedades dos ímãs

I – nas primeiras observações realizadas a respeito dos ímãs foi possível verificar que eles tinham a capacidade de interagir entre si e também atraíam pequenos pedaços de ferro. Percebeu-se também que colocando limalhas de ferro próximas ao ímã, elas se aglomeravam em sua extremidade. As regiões onde as limalhas aglomeravam passou a ser chamada de polos do ímã. Convencionou então o polo norte e o polo sul.

II – colocando um ímã suspenso por um fio, de modo que ele possa girar livremente, percebeu-se que ele sempre se posiciona em direção ao norte-sul geográfico do lugar onde está suspenso. Sendo assim, convencionou que o polo norte do ímã é aquele que aponta para o norte geográfico e polo sul é a extremidade que aponta para o sul geográfico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ímã suspenso tende a direcionar seus polos para o norte e sul geográficos

III – os ímãs exercem, entre si, forças de ação mútua de atração e repulsão, conforme a posição em que são postos um frente ao outro. Portanto, dizemos que os polos iguais de um ímã exercem forças de repulsão e os polos diferentes exercem força de atração quando colocados próximos.

IV– outra propriedade observada nos ímãs foi a capacidade de inseparabilidade de seus polos. Essa capacidade permite ao ímã, quando for quebrado, criar novos polos, isto é, independentemente do quanto ele seja quebrado, sempre surgirão os polos norte e sul no ímã.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Conhecendo as propriedades dos ímãs"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/conhecendo-as-propriedades-dos-imas.htm. Acesso em 26 de junho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Veja a figura abaixo:

Nela temos uma barra magnetizada aproximando de uma pequena bola de metal. Diante dessa situação podemos concluir que bola de ferro:

a) será atraída pelo polo norte e repelida pelo polo sul
b) será atraída pelo polo sul e repelida pelo polo norte
c) será atraída por qualquer um dos polos da barra
d) será repelida por qualquer um dos polos da barra
e) será repelida pela parte mediana da barra magnetizada.

Questão 2

Com relação aos estudos sobre as propriedades do ímã, podemos dizer que o polo sul de um ímã natural:

a) atrai o polo sul de outro ímã, desde que ele seja artificial
b) repele o polo norte de um ímã também natural
c) atrai o polo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiais
d) atrai o polo sul de outro ímã, sejam naturais ou artificiais
e) não interage com um eletroímã em nenhuma hipótese

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola