Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

De Onde Vem a Radiação Gama?

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As faixas de radiação existentes possuem diversas fontes emissoras diferentes. Tomando os raios x como exemplo, eles são emitidos em razão da desaceleração brusca de elétrons. E a radiação gama, de onde vem?

Os raios gama constituem a faixa das ondas eletromagnéticas que possuem menor comprimento de onda, maior frequência e maior energia. A sua utilização é voltada para diversas finalidades do tipo: irradiação de alimentos – radioterapia – diagnósticos.

As fontes responsáveis por emitir os raios gamas são os elementos radioativos. Através do decaimento gama, um elemento radioativo (radioativo é sinônimo de excesso de energia – com relação nuclear) emite a radiação gama em razão de reações que ocorrem no interior do núcleo do elemento emissor.

A reação que ocorre no núcleo é chamada de reação de decaimento; o elemento excitado na busca de estabilidade emitirá esse excesso de energia na forma de radiação gama.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Frederico Borges
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletromagnetismo - Física - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Thiago Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Thiago. "De Onde Vem a Radiação Gama? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/de-onde-vem-radiacao-gama.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante