PUBLICIDADE
A radioterapia é uma modalidade médica que utiliza radiações ionizantes com a finalidade de fazer tratamento. Assim, necessita de fontes emissoras de radiação ionizante que atendam as necessidades radioterápicas.
As radiações ionizantes são obtidas através de elementos radioativos sintéticos ou naturais e através de aparelhos que convertem outras formas de energia (geralmente energia elétrica) em radiação ionizante.
O acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos, as radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia ou elétrons acelerados (partícula beta) e ambos são provenientes do processo de conversão de energia elétrica em energia radiante.
Os raios x são ondas eletromagnéticas que tem um grande poder de penetração em tecidos humanos e por esse motivo são utilizados para tratamentos de câncer profundo; os elétrons são radiações corpusculares, possui um menor poder de penetração com relação aos raios x e é geralmente indicado para tratamentos superficiais.
Existe um ideal de substituir praticamente todos os aparelhos que trabalham com elementos radioativos pelo acelerador linear. Por ser uma fonte que depende de energia elétrica para que a radiação seja emitida, ele torna-se uma fonte mais segura com relação aos elementos radioativos.
Acelerador Linear: um dispositivo de fundamental importância dentro do serviço radioterápico.
Por Frederico Borges
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola
Veja também!
Física das Radiações X - Raios x; uma ferramenta muito preciosa.
Radioatividade - Conceitos químicos sobre a radioatividade.