Topo
pesquisar

O Campo Magnético da Terra

Física

A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior.
PUBLICIDADE

É sabido que o Sol é a estrela do nosso sistema solar. Sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essas radiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz.

A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante.

O primeiro a afirmar que a Terra se comportava como um ímã gigante foi o cientista Willian Gilbert. Uma simples experiência pode comprovar esse comportamento da Terra. Tal experiência consistiu na colocação de um ímã suspenso livremente pelo seu centro de gravidade na superfície da Terra. Nesta experiência, repetida diversas vezes, verificou que o ímã sempre se orientava na direção norte-sul, com isso concluíram que realmente a Terra se comportava como um ímã.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas onde estão localizados os polos magnéticos norte e sul da Terra?

Linhas de indução do campo magnético da Terra

Como podemos observar na imagem acima, os polos magnéticos estão localizados nos extremos do eixo magnético e próximos aos polos geográficos, isto é, o polo sul magnético está próximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico. É importante lembrar que o eixo magnético não coincide com o eixo de rotação da Terra, sendo estes separados por aproximadamente 13º.

Ainda não temos uma explicação correta para a origem do campo magnético terrestre, mas a hipótese mais aceita diz que o campo magnético terrestre se origina das intensas correntes elétricas que circulam seu interior e não da existência de grande quantidade de ferro magnetizado também em seu interior.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

O campo magnético terrestre impede que diversas partículas de radiações cheguem à superfície da Terra
O campo magnético terrestre impede que diversas partículas de radiações cheguem à superfície da Terra

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "O Campo Magnético da Terra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-campo-magnetico-terra.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Um fio de 40 cm possui intensidade de campo magnético igual a 4.10-6 T. Determine o valor da corrente elétrica que percorre todo fio, sabendo que este fio é comprido e retilíneo. (Dado: µ˳= 4π. 10-7 T.m/A)

Questão 2

A experiência de Oersted identificou que a passagem de corrente elétrica num fio condutor gera, em torno do fio, um campo magnético. Como este fato pode ser observado?

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola